INICIAL > Projeto África Oeste > Informativo – África Oeste – Setembro 2016

Informativo – África Oeste – Setembro 2016

“Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti;
Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti.” Is. 60:1-2

Já faz algum tempo desde a última comunicação e as notícias se acumulam.  Missionária A. e as crianças voltaram para o campo na primeira quinzena de setembro. Imediatamente após chegarem lá, nossas crianças foram levadas para o país vizinho, onde estudam. Todos eles já estão de volta à rotina. A missionária Adriana, irmã da Missionária A., voltou juntamente com ela para trabalhar como parte da equipe para África Ocidental. Na semana passada tivemos o terceiro Fórum de Educação por Princípios, que contou com a participação de 230 pessoas que vieram de vários lugares do país. Sentimos que esta metodologia de ensino através da Bíblia vai se consolidando no país conforme atividades como esta são realizadas.  Missionária A. e Adriana estão trabalhando agora para colocar as coisas em dias para o início das aulas na Escola Betel, há muito trabalho a ser feito!

Quanto a mim, precisei ficar para refazer uma cirurgia (realizada dia 21/9).

Viemos para o Brasil para férias após uma temporada de resultados animadores. Foram quatro novas igrejas plantadas, quase 200 batismos realizados, líderes consagrados ao ministério pastoral, a Escola Betel inaugurada, avanços significativos na construção do seminário, entre outros. Nosso plano era visitar igrejas no Brasil e Estados Unidos, levantar recursos para o término do seminário e compra de um carro para a missão e retorno ao campo. Em uma surpreendente sequencia de eventos nossa vida tem tomado outra direção. Os resultados dos meus exames de saúde (Missionário L.) apontam para um quadro instável e inalterado de Cavernoma Cerebral com histórico de dois sangramentos, enquanto os exames da Missionária A. indicaram Fibromialgia e complicações reumatológicas, o que explicam as dores crônicas que já perduram cerca de 3 anos. Fato é que precisaremos de acompanhamento médico permanente. Sendo assim, eis a decisão que temos tomado juntamente com a liderança da missão: 

Continuaremos trabalhando com o projeto pelo alcance das metas para 2019 e pela implementação de um plano de transição, porém, a partir do Brasil. Isto significa que enquanto teremos nossa base estabelecida no Brasil a partir de julho de 2017, eu e Missionária A. , alternadamente, devemos passar uma ou duas temporadas por ano na Guiné Bissau. O objetivo maior, além do alcance das metas do projeto, passa a ser a consolidação do plano de transição. Esse seria o tempo para transitarmos o trabalho, para que o mesmo não seja prejudicado, como também, transitarmos nossa família para uma nova realidade de vida. A ideia é assustadora, confesso! Afinal de contas, são 16 anos vividos para o projeto. Havíamos nos preparado para o campo e nunca para retornar do campo. Assustador sim, mas cremos que o Senhor tem algum propósito em tudo isto, e que Ele não nos abandonará! Gostaríamos de continuar contando contigo para esta transição. O trabalho continua, naquilo que é, possivelmente, a mais delicada das etapas, em que trabalharemos para que nada se perca. 

Enquanto Missionária A. e Adriana estão lá, eu devo trabalhar em questões relacionadas aos processos de transição da missão e família e levantamento de recursos para o término do centro de treinamento. Peço oração pela minha saúde. Fui novamente submetido a uma cirurgia na quarta feira passada. A primeira em Junho não deu certo. Tentamos novamente semana passada e, na primeira avaliação constatou-se que uma parte do  procedimento fracassou novamente. Ontem foi constatado que a cirurgia está infeccionada. Estamos tentando conter a infecção com o uso de antibióticos, para ver se se salva a parte óssea da cirurgia. Por favor, orem para que Deus intervenha de forma favorável e para que a parte óssea seja preservada e bem sucedida. Também peço oração pelos nossos filhos, pois será uma mudança muito brusca para eles. Este é o último ano da Gabriella  na escola no Senegal. Durante toda vida eles (Gabi e Júnior) estudaram em outro sistema e outra língua e a mudança para o sistema brasileiro, estudando em português, será algo desafiador para eles. 

Muito obrigado pela sua parceria.

Em Cristo,

L&A, obreiros na África Ocidental.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.