INICIAL > Projeto Zoe > Projeto Zoe – Conheça

Projeto Zoe – Conheça

projeto_zoe flavia

História

Segundo estatísticas de Asas do Socorro, existem as margens do Rio Amazonas e de seus afluentes cerca de 30 mil comunidades ribeirinhas, sendo que destas aproximadamente 80% não tem nenhuma presença de Igrejas evangélicas.
Em viagem realizada, por uma equipe de irmãos da Igreja de Cristo no Veredão (Setembro de 2009 e Outubro de 2010), visitamos o interior do Estado do Amazonas. Conhecemos a Comunidade Ribeirinha chamada Bom Jesus. Comunidade esta, alcançada pelo Projeto Amazônia Cristo, Vida e Saúde, projeto da CBM – Central Brazil Mission.

Ficamos impactados com a realidade que vimos à imensa necessidade de obreiros que pudessem levar a tantas pessoas o amor de Deus para mudar a realidade em que vivem. Contudo o que mais ressaltou aos nossos olhos foi o grande número de crianças.


Entendemos que, se queremos que o evangelho chegue a outras gerações precisamos fazer nossa parte no IDE, e plantar no coração das crianças o evangelho de Jesus Cristo! Essa é a nossa missão, pregar o evangelho e fazer discípulos!

 Com o coração quebrantado passamos a sonhar com a possibilidade de trabalhar em parceria com a Central Brazil Mission — CBM (Pr. Francisco Haubner), no Projeto Amazônia Cristo, Vida e Saúde “sob a liderança dos missionários locais” (Pr. Ronaldo e Pra Lucimei). Com o apoio, sustento e cobertura da Igreja de Cristo no Veredão — ICV (Pr. Sales e Pra Gisele). Tendo como agencia missionária a Missão Cristã do Brasil — MCB (Pr. Edson Gouveia), juntos agregando valor e crescimento ao Reino de Deus, resgatando crianças para Cristo.

Em oração buscando a vontade de Deus para de alguma forma mudar a história das crianças Ribeirinhas, e somar forças no campo missionário nasceu o Projeto Zoe.

Em nossa experiência sabemos que é possível fazer algo para levar Cristo às crianças Ribeirinhas, pois, já tivemos ótimos resultados no projeto piloto de implantação do ministério infantil na ICV – Igreja de Cristo no Veredão. Sabemos, contudo, que a realidade é muito diferente, por isso será necessárias adaptações.  Mas ainda sim as perspectivas de sucesso para o trabalho com as crianças Ribeirinhas, já tem sido um sucesso!

Justificativa

Porque é necessário o Projeto Zoe no Amazonas?
Porque a seara é muito grande – Conforme já citado estatísticas afirmam que existem cerca de 30 mil comunidades ribeirinhas sendo que destas, cerca de 24 mil não tem nenhuma presença de Igrejas evangélicas.

Porque falta obreiros – Podemos afirmar que o trabalho missionário é um trabalho árduo e solitário, com poucos ceifeiros para trabalhar na seara, e um excesso de atividades a realizar.

Porque é necessário ter obreiros preparados para treinar novos líderes. É de vital importância ter mais trabalhadores que possam fazer discípulos e treinar novos líderes para que nos próximos 10 anos possamos ter uma boa safra de ceifeiros para alcançarmos as regiões que ainda não ouviram falar de Jesus.

Porque o aproveitamento do treinamento de adultos é caro e estes não permanecem. Percebemos ao longo do tempo e das experiências que já tivemos que o investimento em pessoas adultas não trás os resultados esperados. O treinamento é longo, e quando estes estão prontos, eles são atraídos por outras propostas, e não cumprem o que inicialmente prometeram. Desta forma é viável um investimento à longo prazo, este na vida de crianças, para que estas “cresçam já moldadas”, e em sua geração atendam e cumpram o IDE. Podemos atestar que os resultados são positivos, pois somos resultados deste investimento.

Diante da finalidade e propósito do Projeto Zoe afirmamos que ele é necessário e importante para o crescimento da obra missionária junto aos Ribeirinhos no Rio Amazonas e seus afluentes,

Nossa proposta é:

Missão e Objetivo do Projeto Zoe

O Projeto Zoe tem a missão de resgatar crianças e restaurar nelas a imagem de Deus, por meio do discipulado bíblico, levando-as a frutificar no Reino de Deus, cada uma em seu dom.

Nosso objetivo é:
Ter crianças sendo discipuladas, que tenham suas próprias experiências com Deus e com sua Palavra, e se tornem os futuros líderes de nossas Igrejas, plantando a visão missionária, e cumprindo o IDE de Mt. 28:18-20.

Treinar novos líderes, para que em um curto período de tempo tenhamos mais obreiros para a seara. Desta forma, teremos em cada comunidade um obreiro para pregar, discipular e ensinar a palavra de Deus, para os adultos e para as crianças!

Por que Crianças?

Porque Jesus também morreu para salvar as crianças. Priorizamos tudo, mas as crianças são deixadas a margem sem direito a salvação;
Porque uma criança resgatada hoje, será amanhã um adulto sarado, com menos cicatrizes deixadas pelo pecado e pelas decisões erradas tomadas no percurso da vida sem Cristo;

Porque quando ganhamos uma criança para Cristo, ganhamos toda a vida da criança, ela terá mais tempo para servir ao Senhor;
Porque seu caráter ainda em formação permite moldar nela o caráter de Cristo, com mais eficácia;
Porque a criança é o futuro, símbolo de esperança, vitalidade, força e vida!!!
Precisamos entender que somos responsáveis por cumprir a nossa parte no IDE, mas precisamos preparar a geração que irá nos substituir, sabendo que estes precisam ter em suas vidas o reflexo de Cristo e suas vidas reflitam o amor de Deus, como disse Lútero “no evangelismo se necessário use palavras”.

Por que Zoe?

A palavra Zoe vem do grego Zoe ou Zoé – Ζωή = “vida”, não qualquer vida, significa vida de Deus, ou qualidade de vida que só Deus pode dar. Temos o desejo de levar a vida que somente Deus pode dar, e a qualidade de vida que o Evangelho de Cristo trás aos que se tornam seus discípulos.

Quem executará o Projeto Zoe?

Nossas experiências vividas em nossas Igrejas e em nossas escolas de formação: Flávia Alves Panzea, membra da ICV-DF – Igreja de Cristo no Veredão no Distrito Federal (Pr. Raimundo Sales). Formação: Capacitação missionária pelo CTM – Centro de Treinamento Missionário;  Bacharel em Teologia pela FTCB – Faculdade Teológica Cristã do Brasil atual STCB – Seminário Teológico Cristão do Brasil, e pela Faculdade Evangélica de Brasília; Pós – graduando em Docência do Ensino Superior pelo CEPAM – Centro de Estudo e Pesquisa do Estado do Amazonas. Pós- graduando em Psicopedagogia pela Escola Superior Aberta do Brasil; Experiência na Igreja local: evangelismo, discipulado, treinamento de liderança, implantação de Igreja, trabalho com crianças. O desejo é somar forças e alcançarmos os alvos estipulados frutificando no Reino de Deus. Salientamos que todo o trabalho a ser realizado desejamos que este, esteja, debaixo da cobertura da liderança local.

FASES DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ZOE    

O Projeto será implantado em duas partes:
1ª parte do projeto: 30 meses (dois anos e meio).
2ª parte do projeto: 30 meses (dois anos e meio).
Local de implantação do projeto: Comunidades Ribeirinhas no Rio Amazonas, Uatumã, Jatapú – AM.
Alvos do Projeto ZOE para 1ª Parte: Treinar 15 líderes; Ganhar e discipular 150 crianças; e Realizar 5 Colônias Bíblicas de Férias.
Alvos do Projeto ZOE para 2ª Parte: Treinar 30 líderes mirins; Ganhar e discipular 300 crianças; Iniciar 1 Igreja em 1 nova comunidade e deixar líderes para pastorear as pessoas ganhas para Cristo; Realizar 5 Colônias Bíblicas de Férias; Deixar o CTL – ZOE (Curso de Treinamento de Líderes – Zoe = Vida de Deus) com liderança nativa; e Implantar programa de supervisão do Projeto Zoe.

FASES DE IMPLANTAÇÃO DA “1ª PARTE” PROJETO ZOE:

1ª fase: Nesta fase o missionário enviado terá 3 meses para se adaptar as condições locais e ajudar os missionários locais nas atividades cotidianas realizadas na comunidade local.

2ª fase:
2.1- O missionário enviado terá 3 meses para fazer as adaptações do projeto piloto da ICV e outros para a realidade local;  
2.2- Iniciar impactos evangelísticos que alcance as crianças;
2.3- Despertar os já crentes a trabalhar efetivamente na obra visando o crescimento do Reino de Deus, e a usarem seus dons. (Implantando uma visão missionária, a importância de fazer discípulos);
2.4- Levar os não crentes a ter uma percepção correta do que é ser um cristão, discípulo de Jesus, trabalhando os conflitos a respeito da fé cristã evangélica, com bases na Palavra e não em doutrinas humanas.
2.5- Implantar supervisão, consultoria, fornecendo de recursos e materiais, treinamentos, apoio, mentoria para os obreiros debaixo da supervisão do missionário local, visando o despertar de novos líderes e o crescimento das Igrejas;
2.6- Vinda da Missionária Mary Helen para iniciar seu período de adaptação (3 meses) e início da sua participação no Projeto Zoe;
2.7- Iniciar fase de implantação do CTL – ZOE (Curso de Treinamento de Líderes – Zoe = Vida de Deus), treinamento e capacitação de novos líderes de crianças conforme curriculum em anexo.
Selecionar com ajuda dos missionários e obreiros locais alunos para o curso presencial e dar início a implantação do curso do CTL – ZOE (Curso de Treinamento de Líderes – Zoe = Vida de Deus).
Este curso visa preparar novos líderes e líderes de crianças que possam ser e fazer a diferença.
O treinamento poderá realizado de forma Presencial: terá a duração de dois anos, divididos em 03 módulos.
Todo mês o aluno passará (3 dias) ou um final de semana, em regime internato na base do CTL-ZOE para receber a ministração das matérias.

O aluno receberá o curso de noções básicas de teologia que fornecerá fundamentos básicos para que o líder possa manejar bem a palavra, receberá discipulado, e matérias que forje seu caráter a imagem de Cristo, através de ministrações, devocionais e etc. Conforme Curriculum.
Para a realização deste teremos a participação de professores convidados que irão ministrar conteúdos específicos para o enriquecimento dos alunos.

Até aqui cumpriremos o tempo estipulado de 02 anos e meio de serviços prestados ao Projeto Amazonas Cristo Vida e Saúde – CBM.

FASES DE IMPLANTAÇÃO DA “2ª PARTE” PROJETO ZOE:

Após os dois anos e meio a missionária Flávia deseja fazer o curso de inglês – English as a Second Language – ESL. Com duração de 04 meses oferecido pela YWAN Kona University of the Nations.

Durante a ausência da Missionária Flávia a Missionária Mary Helen dará continuidade as atividades do Projeto Zoe.
Ao retornar do curso daremos início à segunda parte do Projeto Zoe no Amazonas.

3ª fase: Selecionar com ajuda dos missionários e obreiros locais alunos que se destacaram durante o curso para iniciar um período de estágio para que no futuro esses alunos venham a ser os futuros líderes que representarão o CTL – ZOE (Curso de Treinamento de Líderes – Zoe = Vida de Deus).

4º fase: Levantar Liderança Local. Para dar continuidade no Projeto de forma que o processo de treinamento não pare, mas gere novos líderes dentro da dinâmica do processo implantado. Isso ocorrerá gradualmente debaixo da supervisão dos missionários locais. Nesta etapa será montado um projeto de supervisão e manutenção que será dado pelos missionários que implantaram o Projeto ZOE.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.