INICIAL > Projeto África Oeste > Saiba mais sobre África Oeste…

Saiba mais sobre África Oeste…

Geografia – 36.125 km². Estado litorâneo em forma de cunha entre o Senegal e a Guiné.

População
– 2010: 1.480.638; Crescimento Anual de +1,93%; Densidade de 41 hab./Km².
– 2025: 1.946.020; Crescimento Anual de +1,82%; Densidade de 54 hab./Km².

Capital – África Oeste
População urbana: 30%

Povos – Mais de 27 grupos étnicos. Do Atlântico Oeste: 15 grupos, 56,5%. Fulbe: 05 grupos, 25,4%. Mande: 05 grupos, 14,9%. Outros: 3,2%. Alfabetização: 25%. Língua oficial: Português. Língua nacional: Português crioulo, falado por até 60% da população. Total de línguas: 27. Línguas com as Escrituras: 2 Bi, 6 NT, 3 por, 6 t.e.a.

Economia – Pouco desenvolvida nos tempos coloniais, devastada por uma longa guerra de independência, e inibida pelas políticas socialistas subsequentes. Um dos países mais pobres do mundo; mas na década passada houve um notável aumento do comércio no país. As principais exportações são: peixe, castanha de caju e madeiras-de-lei. Dívida pública 317% do PNB. Renda per capita: $250

Política – Independente de Portugal desde 1974. Um governo revolucionário de um só partido até 1994, quando aconteceram as eleições multipartidárias. Em 1998, uma revolta militar ocorreu contra o presidente, que levou à eleição em 2000 de um novo presidente e um novo governo, mas isso não consertou as diferenças nacionais subjacentes.

Religião – Sob o governo português, a Igreja Católica funcionou quase como que um braço do governo colonial; os evangélicos foram banidos ou sofreram discriminação. Desde a independência, a medida de liberdade das atividades cristãs tem sido aumentada. Até 1990 somente uma missão protestante tinha permissão de operar no país, mas, desde então, várias outras já entraram. Há, atualmente, liberdade de religião para todos os grupos, apesar de alguma perseguição contra os convertidos não tão acirrados. Há um sincretismo significativo entre o Islã ou Catolicismo e as religiões africanas tradicionais, de tal modo que é bem difícil fornecer números precisos.

Respostas de Oração
1 – Louve ao Senhor pela presente receptividade ao Evangelho. Diferentemente de alguns países vizinhos, África Oeste goza de liberdade religiosa e está aberta para o evangelismo. Ore para que a Igreja possa continuar a liderar, através da demonstração do amor prático e compaixão, e no encorajamento à paz e à reconciliação.
2 – Louve ao Senhor, pois Ele usou a luta civil para fins redentores. Muitas pessoas creram e muitas igrejas foram implantadas. Ore para que estes novos cristãos possam receber um bom ensino, e que a fé dos nossos irmãos possa ser edificada.

Desafios de Oração
1 – A liderança nas igrejas evangélicas é madura, com uma visão real para o evangelismo e missões. Ore para que outros sejam chamados para o ministério. Ore também pelo Instituto Bíblico, dirigido pela Igreja Evangélica, para que treine pastores nativos. Peça a Deus por mais professores nacionais, e que os custos do Instituto e o sustento dos alunos sejam atendidos cada vez mais pelos crentes nacionais.
2 – Louve ao Senhor pelo aumento no número de missionários no país, mas ainda há poucos realmente voltados para alcançar os não evangelizados. Ore por reforços e pela saúde e segurança daqueles que já estão no campo. Eles estão vivendo em condições difíceis e envolvidas em uma batalha espiritual.
3 – A Igreja nacional é mais forte entre os balanta e papel, depois entre os povos Bijago e Manjako. Ore para que a Igreja nacional possa adquirir visão missionária, e receba coragem e dons para ser capaz de alcançar estes grupos com o Evangelho.
4 – Os nãos alcançados, para o quais é necessária oração.
5 – Há uma livraria cristã na capital cujo dono é um crente nacional. Ore também para que os autores nacionais escrevam livros apropriados e benéficos para os cristãos da Guiné-Bissau.
6 – A publicação de toda a Bíblica em português crioulo em 1999 foi um ponto importante na história da Igreja em Guiné-Bissau. Ore por sabedoria e visão em saber de que melhor forma fazer uso das traduções nas sociedades verbais. Ore por um trabalho de tradução contínuo do NT em balanta e manjako.
7 – As igrejas Evangélicas estabeleceram escolas de educação básica junto com algumas missões. Ore pra que estas escolas possam, não somente fornecer uma boa educação, mas também que sejam lugares onde o Evangelho seja ensinado e as crianças recebam a Cristo.

Fonte: Intercessão Mundial – Edição Século XXI de Patrick Johnstone e Jason Mandryk em português na palavra de David Botelho – Missão Horizontes

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.