INICIAL > Projeto Peru > Saiba mais sobre o Peru…

Saiba mais sobre o Peru…

Geografia – 1.285.216 km². Três regiões principais: planície litorânea árida no oeste, onde está localizada a maior parte das cidades e indústrias, altiplano Andino, mais agrícola, e as florestas amazônicas ao leste.

População
– 2010: 29.885.322; Crescimento Anual de +1,45%; Densidade de 23 hab./Km².
– 2025: 35.518.199; Crescimento Anual de +1,02%; Densidade de 28 hab./Km².

Capital – Lima
População urbana: 71%

Povos – A mistura de divisões étnicas, culturas e línguas dificultam uma análise clara. Ameríndios: 54,7%. Mestiços: 32%. Brancos: 12%. Outros: 1,3%. Alfabetização: 87%. Línguas oficiais: Espanhol e Quéchua. Total de línguas: 92. Povos que falam Espanhol: 80,3%. Línguas com as Escrituras: 25 NT, 27 por, 21 t.e.a.

Economia – As mudanças climáticas durante os anos 90 e a devastação causada por revoltas guerrilheiras levaram as indústrias da pesca e da mineração ao colapso, e reduziram a maioria da população a uma pobreza desesperadora; a economia está à beira da hiperinflação. O governo de Fujimori realizou uma virada dramática entre os anos de 1992 1997, com o controle da inflação e a recuperação econômica. A recessão asiática e as alterações climáticas do El Niño foram os principais reveses. Mais de 40% da população vive em extrema pobreza. Dívida pública: 32% do PNB. Renda per capita: $2.600.

Política – Totalmente independente da Espanha em 1824. Uma longa historia de ditaturas e governo militar repressivo. O governo democrático entre 1980 e 1991 não conseguiu reformar as desigualdades sociais, nem lidar com a corrupção do sistema judiciário e policial. Dois movimentos terroristas maoístas, extremistas e violentos, levaram o país a prostar-se durante 15 anos de guerras. Mais de 30.000 pessoas morreram nas mãos dos terroristas ou pelas reações militares igualmente cruéis. Estima-se que as mudanças que precisam ser feitas na infraestrutura do país possam chegar a custar $25 bilhões de dólares. O presidente Fujimori foi eleito em 1990 e 1995. Ele ganhou a guerra contra o terrorismo, mas tornou-se autocrático. As eleições, conduzidas de maneira duvidosa, levaram Fujimori ao seu terceiro mandato inconstitucional em 2000, e foram seguidas de sua renúncia meses mais tarde, diante da exposição da manipulação política. Novas eleições aconteceram em 2001.

Religião – A liberdade religiosa é garantida pela constituição de 1978, mas a Igreja Católica recebe tratamento preferencial por se a religião reconhecida pelo Estado. A Igreja Católica tem uma influência decisiva que causa discriminações contra os não-católicos em impostos, pobreza, educação e política.

Respostas de Oração
1 – O Movimento Nacional de Oração foi iniciado em 1989, como resposta à crise nacional do Peru. As respostas: A captura dos líderes terroristas muitas pessoas se voltando para Cristo.
2 – O crescimento e amadurecimento da Igreja entre muitos povos ameríndios da Amazônia.

Desafios de Oração
1 – O Peru precisa de um governo democrático eficaz. Ore pelo fortalecimento da frágil paz e pela tentativa de restaurar a economia.
2 – A chegada da paz. Ore por:  Unidade. O nominalismo a ser enfrentado. Ministério par as vítimas da guerra e da privação. Os evangélicos precisam se mais proféticos dentro da sociedade.
3 – Os povos quéchuas e aimará, descendentes dos Incas, começaram a ressurgir após séculos de opressão, privação cultural, grande pobreza e isolamento. Ore por: Milhões de quéchuas e aimarás que moram nas montanhas. A tradução da Bíblia. A interrupção de séculos de dor.
4 – Os ameríndios da planície responderam à pregação de missionários da South América Mission, Swiss Indian mission, SIL e outras.
5 – A falta de líderes treinados e maduros é tão crítica que o futuro crescimento da igreja está ameaçado. Ore por: Multiplicação de pastores que sejam modelo de devoção e que andem com Jesus. Treinamento de liderança. Professores de escola dominical e líderes de jovens.
6 – A visão para o futuro está sendo incentivado para Peru para Cristo através do desafio de plantação de igrejas em cada um dos 90.000 vilarejos e comunidades.
7 – As missões estrangeiras viveram períodos de dificuldades, principalmente as que vieram dos EUA.
8 – Áreas de desafio para o ministério: Lima. As regiões específicas com menos evangélicos. Povos ameríndios menos alcançados. As classes mais altas de profissionais e pessoas de negócios. As minorias étnicas. As crianças de rua. A AIDS.
9 – O ministério estudantil é estratégico para o futuro do Peru.
10 – O interesse do Peru por missões está crescendo, mas a falta de conhecimento e de dinheiro limita este crescimento.
11 – Mídia cristã: A rádio. Os programas cristãos na televisão local. O filme JESUS. Literatura cristã e a GRN disponibilizou gravações em 66 das línguas e dialetos do Peru.
Fonte: Intercessão Mundial – Edição Século XXI de Patrick Johnstone e Jason Mandryk em português na palavra de David Botelho – Missão Horizontes

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.