INICIAL > Projeto Moçambique > Saiba mais sobre Moçambique…

Saiba mais sobre Moçambique…

Geografia – 799.380 km². O Zambezi e outros 24 rios dividem a terra de 2.800 km de comprimento, e tornam a viagem do norte para o sul difícil.

População
– 2010: 23.116.593; Crescimento Anual de +1,50%; Densidade de 29 hab./Km².
– 2025: 30.611.842; Crescimento Anual de +1,96%; Densidade de 38 hab./Km².

Capital – Maputo
População urbana: 28%

Povos – Povo Banto: 97,7%. Povos do norte: 54,3%. Povos centrais: 19,2%. Povos do Sul: 24,2%. Outros: 2,3%. Alfabetização: 40%. Língua oficial: Português. Total de línguas: 39. Línguas com escrituras: 9 Bi, 5 NT, 9 por, 12 t.e.a.

Economia – Um dos países mais pobres do mundo – o resultado de séculos de negligência colonial, aplicação das teorias econômicas marxistas e 30 anos de guerrilha intensa. Extremos climáticos de enchentes e secas empobreceram ainda mais a população. Uma terra agrícola fértil e grande riqueza mineral foram subutilizadas, e a maior parte das áreas rurais se tornou uma despovoada terra-de-ninguém. As ligações através de rodovias e ferrovias são poucas e mal podem ser utilizadas. É muito dependente de ajuda estrangeira. Após a chegada da paz, em 1995, as melhorias foram excelentes, até os reveses causados pelo grande prejuízo resultante de um ciclone em 2000. Dívida pública 225% do PNB. Renda per capita $140.

Política – Uma colônia portuguesa durante 470 anos. Independente em 1975 como um Estado marxista-leninista depois de uma longa e amarga guerra pela independência. O movimento contra o governo, Renamo, propagou uma devastação rural na maior parte do país através de uma guerrilha brutal. A guerra e a pressão internacional encorajaram o governo de Frelimo a colocar um fim na tendência marxista em 1988, e a instituir uma democracia multipartidária e uma economia de mercado em 1990. Um acordo de paz em 1992 foi implementado em 1995. Uma democracia funcional e, atualmente, de maneira surpreendente, membro da Comunidade Britânica.

Religião – A política do governo entre 1975 e 1982 era a propagação exclusiva do marxismo, “guerra total contra todas as igrejas” e a “destruição das superstições religiosas”. Desde 1988 tem existido liberdade religiosa.

Respostas de Oração
1 – Paz desde 1995, depois de 30 anos de guerra, e verdadeiros esforços dos políticos para preservar essa paz.
2 – O mais rápido crescimento da igreja em qualquer país da África negra na década de 90. Até então, Moçambique tinha uma das maiores áreas e povos menos evangelizados na região. A população total de cristãos mais do que dobrou entre 1988 e 2000.

Desafios de Oração
1 – Moçambique surgiu quebrada e ferida pelo colonialismo e por três décadas de guerra civil. Estes são os principais desafios de oração: Os constantes desastres naturais, muito da infraestrutura do sul mais desenvolvido foi destruída por um ciclone e por inundações em 2000. O perigo das desavenças regionais, o norte mais populoso se sente negligenciado. A crescente calamidade da AIDS, estima-se que cerca de 14% da população seja HIV positivo e 310.000 órfão pela AIDS.
2 – Moçambique, pela primeira vez em sua história, goza de liberdade religiosa. Ore para que este crescimento possa ser mantido, e que os crentes se tornem uma influência essencial para a sociedade moralmente falida, e onde a vida é barata e curta.
3 – O sofrimento intenso criou fome espiritual, e as congregações de cristãos nativos surgiram em grande número por todo o país. Ore para que estes grande movimento possa se tornar maduro, e que com base bíblica.
4 – O treinamento da liderança da igreja é uma prioridade urgente. O governo insiste que cada grupo promova treinamento adequado para os líderes da igreja. Ore por: Seminários e faculdades bíblicas, que têm crescido em número. O treinamento não-formal tem tido êxito.
5 – Os povos não alcançados de Moçambique ainda são numerosos e grandes, mas há poucos sem uma testemunha ou presença de um cristão nativo.
6 – Segmentos menos evangelizados da população: As cidades. As províncias do norte. Os estudantes.
7 – Os missionários estrangeiros foram expulsos entre 1975 e 1976, mas desde 1982 as portas se abriram mais uma vez.
8 – A tradução e distribuição da Bíblia. Ore pelos projetos de tradução que estão em andamento através da SIL e outros, sendo que um é o Velho Testamento em lomwe (SIM, UBS).
9 – Ministérios cristãos de apoio para oração: A literatura é importada com facilidade, porém há pouca disponível. A rádio tem sido usada por Deus na implantação de igrejas e no ensino. O filme JESUS tem sido usado ente os refugiados e em algumas áreas de Moçambique, porém somente 5% da população assistiram ao filme em uma das 10 edições de línguas disponíveis. Programas de desenvolvimento através das agências cristãs são bem aceitos pelo governo.
10 – Os paquistaneses emigraram para todas as partes do mundo nos últimos anos para o Oriente Médio, América do Norte, Reino Unido e Austrália. Ore para que alguns destes emigrantes recebam o peso de voltar para seu país e compartilhar o evangelho.

Fonte: Intercessão Mundial – Edição Século XXI de Patrick Johnstone e Jason Mandryk em português na palavra de David Botelho – Missão Horizontes

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.