INICIAL > Parceiros > Pró-Vida

Pró-Vida

www.providadf.com.brO Pró-Vida tem como princípio a solidariedade humana, cuja finalidade básica é desenvolver ações de cunho assistencial e filantrópico sem fins lucrativos, no intuito de atender a Comunidade do Recanto das Emas, através da prestação sistemática e diária de serviços sociais, relacionados principalmente à área de educação, saúde e cultura, dentre outros. Tem como objetivo geral, fundar, manter e administrar instituições de ensino, cultura e esporte, assim como entidades que prestem atendimento especializado a segmentos como crianças e adolescentes, além de outras atividades que se fizerem necessárias ao cumprimento da finalidade estabelecida neste projeto, conforme o disposto em lei, ações de caráter filantrópico através de atendimento infantil, atendimento médico, acompanhamento familiar, esporte, lazer e palestras educacionais

Iniciativa

Juntamente com o casal norte americano David e Ruth Sanders um grupo de pessoas, no intuito de amparar os menos favorecidos, reuniram-se e fundaram o Projeto Integral de Vida – Pró-Vida no ano 1986 com a finalidade de desenvolver princípios sociais, educacionais, culturais e filantrópicos, uma creche que cuidava e instruía as crianças de 03 a 06 anos de idades enquanto seus pais trabalham. O objetivo inicial da Instituição que se perdura até hoje, é propiciar meios adequados à sociedade menos favorecida garantida por lei, que infelizmente a sociedade atual não consegue fornecer e por consequência faz com que essas pessoas vivam á margem da vivência social normal.

Metodologia

A metodologia educacional é em essência, muito mais que produto, um processo de concepção, organização, realização de ação psicológica e pedagógica visando o alcance dos objetivos do projeto. Com estrutura e sequência lógica visa á autonomia e emancipação, observando a idade e maturidade, para melhor se adaptar às peculiaridades evolutivas e às possibilidades do educando. Os métodos e técnicas de trabalho em equipe planejado atenderam às necessidades de
socialização das faixas etárias procurando respeitar as diferenças individuais. Prevê levar o educando a assumir uma atitude ativa, dinâmica e não passiva, a fim de tornar o educando participante, e não assistente do processo de vida.

Programas de Atendimento

Infantil:

– Critérios de acesso do usuário: crianças carentes em situação de vulnerabilidade, cujos pais trabalham período integral;
– Faixa etária: 04 a 05 anos de idade;
– Início das atividades: fevereiro de cada ano letivo;
– Horário de atendimento: (8:00 hs às 11:20 hs), vespertino (14:00 hs às 17:30 hs) em período alternado a escola.

Esporte, Lazer e Educação:

– Critérios de acesso: crianças e adolescentes devidamente matriculados na rede de ensino e em situação de vulnerabilidade;
– Atividades: Inclusão digital, natação, futebol, futebol de areia, ping-pong, totó e outros;

– Faixa etária: 6 a 17 anos de idade;
– Início das atividades: fevereiro de cada ano letivo;
– Horário de atendimento: matutino (8:00 hs às 11:20 hs), vespertino (14:00 hs às 17:30 hs), atendimento alternado ao horário das escolas.

Cultura:

– Todas as crianças, adolescentes, que são beneficiados pelo projeto;
– Danças, artes, teatro e outros;
– Horário de atendimento: matutino (8:00 hs às 11:20 hs), vespertino (14:00 hs às 17:30 hs) atendimento alternado ao horário das escolas.

Recursos Humanos: 01 Coordenadora; 01 Psicopedagoga; 02 Cozinheiras; 12 Monitores; 06 Serviços Gerais; 01 Motorista; 01 secretaria.

Espaço Físico: 06 salas de aula; 01 refeitório; 01 cozinha; 01 parque infantil; 01 quadra poliesportiva coberta; 03 campos de futebol; 01 sala de professores; 01 auditório; 02 piscinas; 01 laboratório de informática com 13 computadores; 01 salão de jogos (xadrez, Totó, Ping-pong e autorama).

Serviços Prestados na Área Assistencial

Sistemático e diário

Assistência Educacional

Assistência Alimentar

Assistência Social

Assistência Pastoral