INICIAL > Coordenação Missão Cristã > Saiba mais sobre o Brasil…

Saiba mais sobre o Brasil…

Geografia – 8.514.209,9 km². Metade da superfície e população da América do Sul. O quinto maior país do mundo em extensão territorial.

População

– 2010: 190.875.224; Crescimento Anual de +1,11%; Densidade de 22 hab./Km².

– 2025: 217.929.781; Crescimento Anual de +0,77%; Densidade de 26 hab./Km².

Capital – Brasília

População urbana: 81%

Povos – O Brasil é um “cadinho” de nações, com muitos casamentos inter-raciais, por isso, as porcentagens dadas abaixo não são absolutamente precisas. Europeus: 53,5%; Raças miscigenadas: 34,4%; Africanos: 11%; Ásia: 1%; Ameríndios: 0,14%. Afabetização: 83%. Língua oficial: Português. Total de línguas vivas: 195. Línguas com as Escrituras: 1 Bi, 40 NT, 31 por, 55 t.e.a.

Economia – Um grande potencial econômico em desenvolvimento no interior das regiões norte e oeste. Um rápido crescimento e industrialização nas décadas de 60 e 70 no sul fizeram do Brasil um das nações-líder da indústria e comércio mundial. O novo governo tem mostrado firmeza em suas atitudes, oque tem inspirado confiabilidade aos mercados e governos estrangeiros.

Política – Independente de Portugal em 1822, tornou-se um república federativa em 1889. O governo de autoritarismo militar entre 1964 e 1985 deixou um legado de desigualdade social, ineficiência burocrática e posse de estatais de grandes áreas da economia. A democracia multipartidária foi restaurada em 1985. O clamor popular contra a corrupção do presidente forçou à sua renúncia em 1992, e a democrática prestação de contas para o povo tem melhorado desde então.

Religião – Liberdade religiosa e separação entre Igreja e Estado. Há ainda uma inclinação nos círculos governamentais a favor do catolicismo.

Respostas de Oração

1 – A fome espiritual contínua em meio à incerteza tem feito com que muitos busquem a Deus. Os evangélicos continuam a crescer em número e influência – mas não de acordo com a taxa que muitos criam no passado.

2 – Em 1992 os evangélicos perfaziam 7% da população, mas até 1999 eles cresceram muito.

3 – O movimento missionário brasileiro continua a crescer e a amadurecer.

Desafios de Oração

1 – O governo continua a evitar a dolorida reestruturação e a consertar os erros do passado. Ore para que a corrupção endêmica, a troca de favores, as injustiças da sociedade e discriminação contra os pobres, contra as crianças desprivilegiadas economicamente e contra os povos indígenas, possa acabar.

2 – Os desafios que os Evangélicos brasileiros enfrentam. Interceda pelo seguinte: a) Relevância e uma voz profética na sociedade brasileira; b) Profundidade espiritual. O sucesso, ao invés da santidade, tem produzido muitas tendências não salutares; c) Liderança servil piedosa que presta conta àqueles a quem ministram; d) Modelagem e treinamento efetivos para aqueles chamados ministros cristãos; e) Unidade. Há algo em torno de 400 a 4.000 denominações evangélicas.

4 – Metas para o novo Milênio: Milhares de novas igrejas a serem implantadas; Adoção e implantação de igrejas a serem implantadas; Ênfase nas centenas de cidades brasileiras e municipalidades com menos de 1% de evangélicos; e Adoção de 173 povos não alcançados em outras terras.

5 – O desafio dos povos menos evangelizados. Ore por um avanço evangelístico efetivo, e pela implantação de igrejas nestes lugares: Nas miseráveis favelas que tem sido uma mancha extremamente visível em cada grande cidade; O nordeste é pobre e subdesenvolvido e também tem a menor porcentagem de evangélicos do Brasil; A Bacia Amazônica, que é maior do que toda a Europa, e de importância global e por causa de sua enorme biodiversidade; As cidades que apesar de terem numerosas igrejas, também têm minorias étnicas, assim como as elites da nação, que estão ainda mais longe de serem alcançados; Os japonese, somente 3% são protestantes; Os 180.000 chineses que vivem, na sua maior parte, em São Paulo, onde há 12 pequenas congregações evangélicas.

6 – Os menores de 18 anos são mais de 50% da população. Ore especificamente pelos seguintes motivos: Crianças em crise; Jovens que enfrentam muitas pressões, especialmente nas universidades; Ministério adequado para as crianças e jovens nas igrejas.

7 – Os ameríndios nativos. Ore por: Uma mudança de atitude da parte dos brasileiros para proteção as culturas existentes; Uma reversão nas restrições ao trabalho missionário entre eles; As agências cristãs que ministram a eles;

– Tradução da Bíblia – SIL, a ALEM brasileira e a NTM tem feito um grande investimento de esforço, tempo e pessoal neste ministério; Os nãos alcançados; Os Ianomâmis; Os Guaranis.

Fonte: Intercessão Mundial – Edição Século XXI de Patrick Johnstone e Jason Mandryk em português na palavra de David Botelho – Missão Horizontes

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.