I Kuma ña amigus i ermons? (No crioulo guineense: Olá queridos amigos e irmãos)
Mais um mês em Guiné Bissau. Já são quase oito meses vivendo em solo africano. O tempo, que passou tão rápido, agora está estacionado por conta da pandemia. Como em todo o mundo estamos aprendendo a viver em isolamento. Já são mais de 45 dias em casa, sem escola, sem a comunhão da igreja, sem a vida em sociedade. Adaptar-se a essa nova rotina tem sido desafiador e estressante. Mas, não existem somente pontos negativos, coisas muito boas podem ser geradas em momento de reclusão. Como “família” temos desfrutado de mais comunhão; temos tido a oportunidade de aperfeiçoar nas tarefas de casa, pois existe muita roupa e louça pra lavar, muitos cômodos para limpar e muita comida para cozinhar. Também, é tempo de estudar, de aprender, de ser criativo e de ajudar as pessoas. “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8.25). Eu creio nessa Palavra e descanso em Deus. Obrigada por toda fidelidade e apoio até aqui. Juntos, passaremos por isso e veremos o agir de Deus.
“Façamos o bem”
Para mim, um dos maiores desafios de ficar em casa é não poder ajudar as pessoas. Esse sentimento de impotência é muito ruim. Mas, nesse momento, ficar em casa é sinal de amor. Você cuida de si e indiretamente cuida dos outros. “Mas, o que fazer além de orar?”: essa foi a minha pergunta para Deus. E Ele me mostrou que existe muita coisa a se fazer. A primeira ideia foi fazer máscaras de tecido. Primeiro para mim, depois pra meninas, pros nossos vizinhos missionários. E então veio o pedido das crianças e pessoas da comunidade, da moça do mercado. E de uma por uma já foram mais de 15, cortadas e costuradas a mão. E muitas outras ainda serão feitas. A lição que tiro é que aos poucos você vai conseguindo abençoar muitas pessoas. Pergunte a Deus o que você pode fazer nesse momento. Certamente, Ele vai ter mostrar coisas simples e possíveis.
“Campanha do Arroz”
Outra angústia era sobre as condições financeiras das pessoas. Graças a Deus e a fidelidade de nossos parceiros, estamos em casa com nossos celeiros cheios. Mas, e as crianças da Escola Betel e nossos irmãos da igreja? Esse isolamento necessário para a contenção da pandemia tem causado, infelizmente, outro grande problema, a FOME. Foi aí que surgiu a ideia da “Campanha do Arroz”, onde você pode ofertar qualquer valor, que será revertido na compra de sacos para a distribuição entre os irmãos. Muitas pessoas já ofertaram e na próxima semana vamos fazer as primeiras distribuições. Se Deus mover o seu coração para essa ajuda específica aqui em Guiné Bissau, me procure.
Especificamente para a Escola Cristã Betel, conseguimos uma oferta do Programa Educacional de Desenvolvimento Escolar (PEDE), em parceria com a ONG holandesa Children Asking, de 25 cestas que serão entregues para as crianças. Eles estão se mobilizando para levantar fundos para ajudar as crianças das escolas parceiras do Programa Educação para a Vida em Guiné Bissau. Estamos muito gratas e oramos para Deus toque em mais vidas e mais escolas e crianças possam ser abençoadas. A ideia é também abençoar as crianças com as doações de arroz. Faça parte disso e abençoe as famílias da Guiné Bissau.
“Capacitação”
Tenho me dedicado aos estudos durante esse período também. Estou fazendo o módulo 2 do curso da Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios (Aecep). O enfoque é na abordagem educacional por princípios bíblicos. Tenho sido muito edificada e acredito que poderei ensinar melhor meus alunos. Além disso, vou começar a fazer o Treinamento Zume (zume.training/pt/). Eu ajudei na tradução de uma parte do material para o português. Trata-se de uma experiência de aprendizado online e presencial, projetada para que pequenos grupos que seguem Jesus aprendam como obedecer à Sua Grande Comissão e fazer discípulos que se multiplicam. É uma boa estratégia para o tempo que estamos vivendo. Que tal se conectar e começar a fazer discípulos?
Motivos de Oração:
• Ore para que Deus abençoe a situação do Covid-19 no país. Até a última divulgação eram 257 casos, 19 recuperações e um óbito. Houve uma disparada de contágios.
• Orem pela questão da Educação. Existe a possibilidade de encerramento do ano letivo, o que a meu ver seria muito prejudicial aos alunos. Que as decisões beneficiem as crianças.
• Ore pela economia. Que os danos com a campanha de caju sejam compensados. Que haja engajamento dos órgãos públicos para ajudar os pequenos produtores nessa inesperada situação.
• Ore para que os irmãos e as igrejas sejam fortalecidos neste período.
• Ore por nossa saúde física e emocional e por nossos familiares no Brasil.
Com amor, Ana Paula Dourado Valença
(Contribuições: Banco do Brasil – Agência: 2883-5/Conta: 7036-X – CPF: 003.858.301-14)
Estratégias em tempos de Covid-19*
Queridos irmãos e irmãs do Brasil. Todos vocês estão em minhas orações todos os dias. Peço ao nosso Pai Celestial que aumente nossa fé para que possamos ver montanhas se movendo nesta época do coronavírus. Deus é incrível e Ele usará tudo isso para Sua glória. Especialmente entre nós, que estamos firmemente convencidos da realidade das coisas que não vemos, porque nada é impossível para nós que acreditamos! Aqui nos EUA, as igrejas estão todas fechadas, mas estão tendo seus cultos e tudo online. Também recomendamos que todo o nosso pessoal fizesse os grupos de três terços online; a maioria deles está fazendo. Alguns estão crescendo, então louvamos a Deus por isso! Antes de deixarmos o Brasil, conversamos com muitos de vocês sobre uma reunião online. Adoraríamos fazer isso! O pastor Sergio Santos procurará marcar um dia e um horário, agende com ele pelo e-mail orasergio@gmail.com. Gostaríamos muito de nos conectar com você! Que nosso Rei abençoe e multiplique seu ministério 30, 60 e 100 vezes. *Eric Barry (Facilitador de Treinamento da Team Expansion)