Bissau, 31 de julho de 2020
“N ora no Siñor Jesus Kristu propi, ku Deus no Pape ku amanu, ku, na si fabur, danu korazen kun ka ta kaba, ku garandi sperensa. N pidi pa e kontinua da bos korazen ku forsa, pa bo pudi sempri fala, bo fasi, kil ki bon” (2 Tesalonisensis 2.16-17)
(No crioulo: Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça, console o vosso coração e vos conforte e toda boa palavra e obra”)
Olá queridos amigos (as) e irmãos (as), é que com muita alegria que compartilho com vocês as notícias do campo missionário nesses 10 meses em Guiné Bissau. Apesar da pandemia e, consequentemente, do ajuste de planos, tem sido uma benção estar nessa nação e poder ser instrumento de Deus. Como compartilhado nos últimos meses, Deus tem direcionado para servir às necessidades físicas dos irmãos. Por isso, vamos realizar na primeira semana de agosto, a quarta etapa da Campanha do Arroz. Graças a ajuda da igreja brasileira e agora, também, da igreja americana, por meio da Missão Hispórtica, vamos conseguir suprir nossos irmãos e crianças da escola com doações de sacos de arroz, que é base da alimentação dos guineenses. Os meses de agosto e setembro são os de maior escassez, então convido você a colaborar. “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando” (Tiago 4.17)
O governo da Guiné Bissau prorrogou no dia 26 de julho, pela sétima vez, o estado de emergência no país. Até o dia 24 de agosto, medidas como o distanciamento social e o uso obrigatório de máscara continuam obrigatórios em todo o país. Com o balanço do último mês, o governo avalia progresso no combate à pandemia, mas acredita que as medidas devem continuar sendo adotadas para melhores resultados. Até o último boletim, divulgado no dia 25 de julho, são 1981 casos de Covid-19 no país, sendo 893 recuperados e 26 óbitos.
Desde o dia 10 de julho, foram permitidas a reabertura de igrejas, mesquitas e locais de rituais tradicionais. A liberação das reuniões foi mediante o respeito às regras do uso obrigatório de máscaras, distanciamento físico e higienização na entrada e saída dos estabelecimentos religiosos. Foi muito bom reencontrar os irmãos depois de quatro meses e ver que eles permaneceram fiéis ao Senhor. Ore para que Deus fortalece a Igreja de Cristo na Guiné Bissau e abençoe cada pastor e seus quase 1.000 membros.
Depois de tanta espera, o Ministério da Educação emitiu decreto definindo a situação das escolas. Segundo o documento, as escolas que já concluíram o segundo trimestre, como é o caso da Escola Cristã Betel, devem finalizar o ano letivo fazendo uma média dos dois trimestres. Então a partir de agora vamos começar a preparar as médias e ver a situação dos alunos em recuperação. Confesso que fiquei um pouco frustrada, pois já tinha preparado todo o material do terceiro trimestre. Mas, creio que a decisão foi sábia. Já que aglomeração de crianças, algumas escolas têm mais de mil alunos, poderia provocar a propagação da doença no país. Escola Cristã Betel
Situação no Brasil
A situação no Brasil tem me deixado bastante apreensiva. Meus irmãos, Paulo César e Rodrigo, foram contaminados, mas já estão quase recuperados. Mas, infelizmente pessoas próximas perderam seus entes queridos. É muito difícil estar longe nesses momentos. Clamando ao Senhor pelo cuidado com meus familiares e amigos.
Próximos Planos
Com a definição da situação da escola, creio que o planejamento de retorno ao Brasil ao fim de um ano do projeto, em setembro/outubro, se mantém de pé. Estou aguardo a situação da pandemia e, sobretudo, o retorno dos voos, que devem ser regularizar nos próximos meses. Porém, não estou ansiosa. O tempo que tenho passado aqui tem sido de muito aprendizado e tratamento. Meus planos, são de ir ao Brasil e atualizar o projeto e voltar à Guiné Bissau para servir por mais dois anos. Acredito que ainda tenho muito a colaborar com essa nação. Por isso, convido você a orar comigo e se Deus colocar em seu coração se associar ao meu ministério fazendo parte dos meus mantenedores, me procure. Sou muito grata pela fidelidade de todos vocês durantes esses 10 meses.
(Meu mês em fotos)
Motivos de Oração:
*ANA PAULA– Ore por minha saúde física e emocional e por meus familiares e amigos no Brasil. Ore pelos próximos passos. Que Deus abra as portas e que pessoas se associem ao meu ministério. Ore por minha igreja e parceiros de ministério. Que Deus abençoe!
*GOVERNO- Ore para que Deus continue orientando bem os governantes acerca das melhores práticas para o enfrentamento da Covid-19. Que os casos sejam estabilizados.
*SAÚDE- Ore pelo sistema de saúde da Guiné Bissau. Que haja boa administração das doações e condições básicas para os profissionais e doentes. Ore pelos brasileiros, que Deus os livre da doença e que conforte as famílias, que infelizmente perderam seus entes queridos.
*IGREJA- Ore para que Deus abençoe os cultos e que as reuniões sejam feitas com os cuidados necessários e traga benção para as famílias.
*ESCOLA- Ore pelas crianças, para que todo o aprendizado desse ano não seja perdido. Ore pelo próximo ano letivo, que haja planejamento e estratégia para atender as crianças mesmo em tempos de pandemia.
*ECONOMIA- Ore para que não haja fome. Que as pessoas tenham as mínimas condições de viver nesse período. Que haja solidariedade e que a ajuda continue chegando aos que mais necessitam. Que haja chuva para as plantações e que as pessoas consigam se adaptar a esse momento de escassez.
Motivos de Gratidão:
*CONCLUSÃO DE CURSOS DA AECEP – Fiz três cursos, que me ajudarão bastante no Ensino por Princípios. O curso 2 da Aecep sobre Ensino e Aprendizagem: uma abordagem filosófica cristã. E os módulos 2 e 3 da Atuação Voluntária, braço missionário do programa.
*DESEMPENHO DOS ALUNOS – Mesmo diante das dificuldades, meus alunos progrediram bastante. Creio que se tivéssemos tido o terceiro trimestre os alunos teriam melhorado ainda mais.
*CAMPANHA DO ARROZ – Já ofertamos 3 toneladas e 675 quilos, que abençoaram 125 família e 110 crianças da Escola Betel. Com as ofertas dos irmãos, vamos conseguir abençoar novamente essas pessoas.
*CURA DO COVID – Pela saúde dos meus irmãos Paulo César e Rodrigo, minhas cunhadas Fernanda e Ângela e minha sobrinha Angelina. Eles se recuperaram da doença.
Do presidente da Team Expansion – Doug Lucas
Alguém perguntou recentemente: “Doug, o que é mais emocionante: quando você ouve sobre uma única
alma sendo salva? … ou quando você recebe notícias de que MUITOS vieram a Cristo?” A resposta foi fácil: “Sim”. Na semana passada, recebemos a notícia de que uma única alma na África Oriental havia entregue sua vida a Cristo. Em 24 horas, também ouvimos falar de 24 novas almas em uma vila remota, todas batizadas em Cristo por um irmão fiel que apenas começou a seguir o Senhor há 3 anos (também em uma terra muçulmana). Sabendo que aqueles 24 novos crentes escaparão das trevas eternas … uau. É por isso que estamos nisso. Mas ouvir sobre o UM também foi alegre! Obrigado por tornar possível este trabalho emocionante – mesmo em tempos difíceis. Não esquecemos por um momento que muitos estão orando e dando sacrificialmente para tornar esse trabalho possível. Agradecemos a DEUS por você!!!