Bissau, 30 de junho de 2020
“Bo spurmenta pa bo jubi kuma ku SIÑOR i bon; omi ku fiansa nel i ta sedu sortiadu” (Salmus 34.8)
(No crioulo: Experimenta para ver como o Senhor é bom; o homem que nele confia foi sorteado”)
Olá queridos (as)! Mais um mês aqui em Guiné Bissau e venho compartilhar o que tem acontecido desse lado do Oceano Atlântico em tempos de pandemia. Primeiramente, gostaria de agradecer por todo apoio e orações neste momento e durante esses nove meses de estadia aqui. As suas orações chegam até mim e me ajudam a prosseguir. Estou há mais de 100 dias de isolamento social. Tem sido um tempo de crescer em intimidade com Deus e aproveitar para estudar. Tenho me dedicado ao estudo da metodologia de Educação por Princípios. E, em paralelo a tudo isso estou, sempre perguntando a Deus como servir ao povo e à igreja aqui. A maneira mais prática tem sido em relação às necessidades físicas dos irmãos.
Mais um mês de Estado de Emergência
O governo de Guiné Bissau prorrogou no último dia 26 de junho, pela sexta vez, o Estado de Emergência no país. Só que agora serão 30 dias e não mais 15 dias como anteriormente. Esse aumento faz parte da estratégia do país no enfrentamento à Covid-19 que já tem 1.654 casos e 24 mortes. Segundo as autoridades, a tendência é de aumento considerável nos casos e mortes. As ruas estão lotadas e já se percebe um relaxamento das medidas de combate ao vírus. As feiras não exigem mais que os frequentadores lavem as mãos. Já as máscaras, que são obrigatórias, ficam penduradas no pescoço e mãos ou são usadas de forma errada.
As reuniões nas igrejas ainda continuam suspensas. As escolas também estão paralisadas. Mas, existe uma possibilidade de volta às aulas no dia 13 de julho. De acordo, com a imprensa local o governo estuda a probabilidade de retomada das aulas no período de dois meses (julho a setembro) para evitar a perda do ano letivo. Não sabemos como nossa escola se encaixará nisso, mas provavelmente retornaremos as atividades. Aguardamos um posicionamento oficial. O problema, além do vírus, é o período de chuvas, que se iniciou. Ore para que haja condições de cumprir com a orientação do Ministério da Educação.
Painel Solar
Gostaria de compartilhar com vocês que agora temos um painel solar em nossa casa. Recebemos a oferta do Brasil para a compra em janeiro, mas devido às visitas que recebemos e depois a pandemia, só conseguimos concluir a compra e a instalação este mês. Com certeza, isso vai melhorar nossa qualidade de vida. Agora não ficaremos mais no escuro. Obrigada a você que contribuiu, orou e se alegrou com essa benção nas nossas vidas.
Campanha do Arroz
No dia 20 de junho, realizamos a terceira entrega da Campanha do Arroz. Nesta etapa, 18 famílias em Bissau (Igreja de Cristo São Paulo) e 18 famílias em Quinhicam foram contempladas desta vez, somando 900 kg de arroz. No total já abençoamos 125 famílias de nove igrejas (São Paulo, Bairro Militar, Plack 2, Ntus, Quinhicam, Cacheu, Tchacal, Bulol e Bula) e 110 crianças da Escola Cristã Betel, totalizando 3 toneladas e 675 quilos de arroz, além de 110 latinhas de sardinha e tempero. E isso só foi possível devido à sua solidariedade. Muito obrigada! A estratégia agora, definida pelos próprios pastores, é esperar os meses de maior escassez como agosto e setembro para ajudar novamente. Se você quiser continuar abençoando o povo, me procure.
Motivos de Oração:
*ANA PAULA – Ore por minha saúde física e emocional e por meus familiares no Brasil. Ore pelos próximos passos. O projeto de um ano finaliza em setembro. Ore por minha igreja e parceiros de ministério. Que Deus abençoe!
*GOVERNO – Ore para que Deus oriente bem os governantes a cerca das melhores práticas para o enfrentamento da doença.
*SAÚDE – Ore pelo sistema de saúde da Guiné Bissau, que de acordo com a ONU, é o segundo pior do mundo atrás apenas da Somália. Que haja boa administração das doações e condições básicas para os profissionais e doentes.
*IGREJA – Ore para que mesmo impedidos de reunir nos templos, a igreja cresça nas casas e nossos irmãos sejam fortalecidos e encorajados no Senhor.
*ESCOLA – Ore para que a decisão da continuidade ou não do ano letivo seja oficializada e que não haja mais prejuízos para as crianças e jovens do país.
*MISSIONÁRIOS – Ore para que Deus fortaleça a vida dos missionários no país e lhes dê saúde e oportunidades de ser benção para o povo nesse momento de restrições.
*ECONOMIA – Ore para que não haja fome. Que as pessoas tenham as mínimas condições de viver nesse período. Que haja solidariedade e a ajuda chegue aos que mais necessitam.
Com amor, Ana Paula Dourado Valença
Contribuições: Banco do Brasil – Agência: 2883-5/Conta: 7036-X (troque o X pelo zero se necessário) – CPF: 003.858.301-14
Uma nota do nosso Presidente
Se você fosse “moldar sua vida” nessas circunstâncias atuais, o que você escolheria para os quatro lados do seu quadro de imagem pessoal? Eu tive que pensar sobre isso recentemente, já que eu preparei quatro conversas especialmente para nossos 350 trabalhadores em tempo integral em 50 países em todo o mundo. Para a minha parte, pedi-lhes primeiro para obter todas as disciplinas básicas memorizadas (leitura Bíblica e aplicação; prestação de contas; oração; descanso; lista de tarefas). Em seguida, para concentrar-se na tomada de iniciativa, depois se comunique mais / melhor do que nunca, e, finalmente, para se adaptar ao contexto enquanto se tornaria fiel ao nosso chamado. Nós colocamos essas conversas em um formato de vídeo para que você também os veja. Basta ver a lista de reprodução no TeamExpansion.Social/framing. Em todo o mundo, à medida que você capacita esses trabalhadores para servir para a glória de Cristo por causa do não resultado, eles se tornam suas mãos e pés, servindo o Senhor em seu nome, enquadrando suas vidas desta forma devido às suas orações e parcerias. Obrigado! Deus abençoe seu mês! Doug Lucas (Presidente da Team Expansion)