INICIAL > Projeto África Oeste > Projeto Guiné Bissau (África Oeste) – Fevereiro 2022

Projeto Guiné Bissau (África Oeste) – Fevereiro 2022

Bissau, 09 de fevereiro de 2022

“Ntrega kusas ku bu na fasi na mon di Siñor; asin bu planus na bai dianti” (Ditus 16.3)

“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos” (Provérbios 16.3)

Começamos mais um ano e o segredo do êxito é colocar tudo nas mãos do Senhor. Como diz o texto bíblico acima, se colocarmos nossas expectativas no Senhor, elas não serão frustradas, pois Ele tem sempre o melhor. Te convido a depositar sua confiança e expectativa em Deus. O mês de janeiro iniciou bem agitado por esses lados de cá. Gostaria de compartilhar tudo o que aconteceu e lhe agradecer pela parceira de sempre. Somos Deus, eu e vocês, juntos, na expansão do Reino de Deus aqui na África Oeste.

 

A vida cristã

Estou completando seis meses nesta nova temporada em Guiné Bissau. E como já compartilhei, ela tem sido mais intensa em todos os aspectos. Eu costumo dizer que agora a realidade missionária me bateu à porta. Eu tenho enfrentado muitos obstáculos pessoais e a saída mais fácil e confortável seria voltar para casa, para minha zona de conforto. Desde que cheguei aqui já adoeci três vezes, peguei COVID (foto), enfrentei algumas decepções e passei por uma tentativa de Golpe de Estado no país. Passar por situações complicadas, longe de “casa” é bem desafiador. Mas, eis a lição que tenho aprendidos nesses últimos 6 meses, que comemoro hoje: teremos muitas lutas e dificuldades. A trajetória do cristão é essa.

Nas palavras de Jesus em João 16.33 somos alertados para isso: “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” As lutas e dificuldades fazem parte deste mundo. Como disse o apóstolo João em sua primeira carta: “Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.” (1João‬ ‭5:19‬). Mas, a vitória é certa. Jesus já venceu! Outra importante lição também está nas palavras do nosso maravilhoso Jesus em Mateus 5.45b: “…Porque ele faz o seu sol nascer sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos”. As dificuldades e facilidades fazem parte da vida de todo o ser humano. Se alguém te disser que nada de ruim vai lhe acontecer, fica esperto e corre. O amor de Deus por nós não está nas circunstâncias. O fato de você ser falível, de você adoecer, de enfrentar dificuldades não significa que é menos amado por Ele. Como Ele bem disse o sol nasce sobre justos e injustos. As dificuldades virão, o COVID, as frustrações… isso faz parte da vida. O que nos diferencia é que: “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” (Romanos‬ ‭8:37‬). Mesmo diante de situações inesperadas, eu continuo me sentindo amada, cuidada e guardada por Deus. Eu sei que seu amor continua enorme e por isso permaneço. Pois, como diz o apóstolo Paulo: “Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos‬ ‭8:38-39‬). Diante desse amor imensurável, eu prossigo e me deleito na esperança de que todas as dificuldades e sofrimentos me levarão para mais perto do meu Senhor. E te convido a fazer o mesmo. Confie no Senhor!‬‬‬

 

Visitas

Como compartilhei no relatório passado, a missionária Vânia, da Igreja de Cristo do Gama Sul, e sua sobrinha Nicole, estiveram aqui conosco por quase um mês. Vânia, que é fonoaudióloga realizou um ótimo trabalho com as crianças da Escola Cristã Betel. Além disso, ela ministrou e visitou cinco de nossas igrejas (Plack 2, São Paulo, Bairro Militar, Ntus e Cacheu. Foi um tempo muito bom de comunhão e crescimento. Meu agradecimento a elas e a todas as pessoas que oraram e ofertaram para que essa visita se tornasse realidade.

 

Mês intenso

Além das visitas e da agenda bem cheia, o mês de janeiro nos reservou surpresas. Depois de ter contato com uma missionária infectada, eu e Adriana testamos positivo para o COVID, no dia 17. Vânia e Nicole testaram negativo e se isolaram até o dia da viagem, 22. Graças à Deus, os nossos sintomas foram leves e depois de 10 dias de isolamento, voltamos à rotina. Como no mundo, os casos aqui aumentaram muito e várias pessoas conhecidas, sobretudo, estrangeiros estão sendo infectados. Mas, apesar da alta taxa de contágio e casos, o número de mortes se mantém baixo. Devido a isso, ficamos duas semanas fora da escola. Agora estamos correndo para que as crianças não sofram nenhum prejuízo. No dia 30, celebramos os 20 anos da Igreja de Cristo de Cacheu. Essa é a primeira igreja implantada pelos missionários Luciano e Andréia. Muito bom ver o fruto desse trabalho e participar do quem Deus tem feito aqui. Infelizmente, no dia 1º de fevereiro, a Guiné Bissau sofreu uma tentativa de Golpe de Estado e desde então o clima está incerto. Já cancelamos as aulas por três vezes. Oremos para que a situação se normalize e Deus cuide de nós.

 

Portas abertas

Essa nova temporada tem sido cheia de novidades. Eu fui eleita diretora do Projeto Educação Para a Vida Guiné Bissau, o projeto que reúne as escolas que adotam a metodologia de Educação por Princípios aqui. A missionária Andréia Rodrigues foi a primeira diretora do projeto e a Adriana fez parte da diretoria desde que chegou aqui. Somo meus esforços para colaborar com a qualidade da educação e expansão do evangelho entre nossas crianças. Além de diretora, sigo como capacitadora dos professores por meio das oficinas de Língua Portuguesa. Eu, também, aceitei o convite e sou professora de Português da Escola Superior de Comunicação e Jornalismo. Tem sido muito gratificante compartilhar meu conhecimento com meus futuros colegas de profissão. Mesmo não trabalhando diretamente com o Jornalismo, eu sigo jornalista e usando esta habilidade para me comunicar melhor.

Motivos de Gratidão:

*Pela saúde e cuidado do Senhor com as nossas vidas. Pelo livramento e cuidado em tempos como esse.
*Pela vida da Vânia e Nicole e o trabalho realizado.
*Pelas Igrejas de Cristo em Guiné Bissau e pelo trabalho que tem sido feito.
*Pelas oportunidades que Deus tem me dado na área da educação.

 

Motivos de Oração:

*Pela saúde física e emocional. Que sejamos guardadas.
*Pela saúde e recuperação do Pr. Timothy Shields e do Pr. Geraldo Borges, que está com Covid.
*Pela situação política. Que não haja mais nenhuma tentativa de Golpe e nem conflitos. Que haja paz e Deus guarde todos os guineenses e estrangeiros aqui.
*Pela família, amigos e igreja no Brasil. Que Deus cuide deles.
*Pelo trabalho que estamos desenvolvendo tanto na igreja quanto na escola.
*Pelo domínio da língua crioula. Que eu não sinta vergonha de me comunicar.
*Para que a igreja continue avançando e gerando frutos. Que Deus fortaleça nossos líderes e membros.

Com carinho,
Ana Paula Dourado Valença
Contribuições:
Banco do Brasil – Ag: 1230-0 / Conta: 107036-3 / Pix: 00385830114 (CPF)
Contato: anapauladourado.valenca@gmail.com

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.