Projeto Guiné Bissau (África Oeste) – Fevereiro 2023

Bissau, 27 de fevereiro de 2023

“N ka ta sinti borgoña di Bon Noba di Kristu, pabia i puder di Deus pa salba tudu kil ku fia nel, purmeru judeus ku kilis ki ka judeus tambi” (Romanus 1.16)

“Pois eu não me envergonho do evangelho, porque é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro judeu e também do grego” (Romanos 1.16)

Bom queridos, seguem minhas notícias de janeiro e fevereiro. Ouça o áudio e/ou leia o texto para ficar por dentro de tudo que rolou por aqui. Deus os abençoe 🙌🏻
Com carinho,
Ana Paula ♥️🇬🇼

 

Olá queridos parceiros de ministério. Começo este relatório pedindo desculpa pelo atraso das notícias do mês de janeiro. Devido às atividades e a chegada de visitas, não consegui enviá-lo. Mas, irei contar neste relatório as atividades dos dois primeiros meses do ano. Desde já agradeço a sua compreensão e parceira. O trabalho aqui é fruto da nossa união. Obrigada por investir no que Deus tem feito deste lado de cá do oceano. O ano de 2023 começou cheio de expectativas e muito trabalho. Estou muito otimista com o que Deus irá fazer e desejo que este ano seja um ano de alegria. Sei que haverão necessidades, mas a alegria do Senhor é a nossa força.

Testemunha

O texto acima de Romanos é requisito da nossa missão de testemunhar. Não devemos sentir vergonha do evangelho, pois ele é poder de Deus para salvação de todos. Paulo entendeu o que Jesus disse aos discípulos em Atos 1.8 “Mas, vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como também em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra”. É preciso ser cheio do Espírito Santo para crer e ser testemunha. É isso que somos chamados para ser. O trabalho do cristão nada mais é que compartilhar o que Jesus fez durante toda a história e, sobretudo, o que Ele está fazendo em nossas vidas. No final de janeiro (29), o trabalho aqui em Bissau celebrou 22 anos.

A primeira Igreja de Cristo no país, em Cachéu (foto), comemorou seu 21º aniversário e isso é resultado de corações que resolveram testemunhar aqui o que Jesus fez. Luciano e Andreia semearam e, hoje, eu, Adriana e vocês podemos ver os frutos. Eles entenderam a ordem de testemunhar nos confins da África e hoje o reino de Deus tem avançado aqui. Assim, como outros missionários americanos, também, entenderam e testemunharam no Brasil para que hoje nós pudéssemos ver e participar do que Deus tem feito no Brasil e nas nações. Mas, o convite de testemunhar é para todos nós. Você também deve ser testemunha onde está. Que você comece este trabalho agora, para que outros possam contemplar. Assim como temos feito aqui.

 

Janeiro

Em janeiro, as atividades da Escola Cristã Betel voltaram normalmente no dia 3. Como eu já disse, o ano letivo aqui começa em outubro e no Natal há somente uma pausa. Portanto, estamos quase finalizando o segundo trimestre. No dia 7, eu comecei o trabalho com os adolescentes da Igreja de Cristo São Paulo. Tem sido uma alegria estar perto deles e poder compartilhar de Jesus. Obrigada por suas orações e continue orando por esse trabalho. No Projeto Educação para Vida, continuo com o treinamento mensal de professores e com o curso de capacitadores nacionais (foto). Um dos diferenciais do nosso método de Educação por Princípios é treinar bem os professores para ensinar com desenvoltura a cosmovisão cristã às crianças. Por isso, nos decidamos mensalmente aos treinamentos e aos cursos para futuros capacitadores nacionais.

Retornei, também, em janeiro com a turma da Escola Superior de Comunicação e Jornalismo. Estamos no terceiro semestre do curso. E tenho uma nova turma de primeiro semestre. Dar aulas de Português tem me possibilitado colaborar com o nível de Educação do país e, sobretudo, se der testemunha de Jesus aos meus alunos.

 

Fevereiro

De 4 a 14 de fevereiro, recebemos aqui uma equipe de 13 americanos da Hisportic Global Christian Mission (foto), a nossa agência missionária. Liderados pelo pastor Timóteo Shields, diretor da Hisportic, a equipe serviu na construção dos muros da missão em Brene e com o trabalho com as crianças na Escola Cristã Betel. Visitamos também as igrejas de Plack 2 e Cachéu. Foi muito bom servi-los enquanto eles serviam os guineeneses. A Hisportic foi a responsável pelo envio do Luciano e Andreia para cá e investem aqui desde o início. Nossa gratidão à equipe e às todas as Igrejas de Cristo americanas envolvidas neste trabalho.

Uma grande alegria foi conhecer a irmã caçula do Pastor Timóteo, Marta (foto). Eles dois são filhos de missionários pioneiros no Brasil, Merlin e Helena Shields, que serviram em Goiânia durante 40 anos. Durante da estadia deles, seu pai Merlin infelizmente faleceu nos Estados Unidos. Esse acontecimento mexeu demais comigo. Quanto temos que renunciar à serviço do reino. Minha gratidão aos Shields. Obrigada por serem testemunhas no Brasil e aqui em Guiné-Bissau. Que o Espírito Santo console vocês.

Outra alegria foi ver o desempenho da missionária Adriana. Ela coordenou a logística para receber toda a equipe e tudo foi surpreendente. É muito bom poder ver que a Drica tem testemunhado aqui as boas novas de Jesus e realizado com excelência o trabalho desde 2017. Me somei a ela, nesse esforço de evangelização e junto com nossos líderes e irmãos guineenses estamos testemunhando Jesus aqui na África Oeste. Mesmo com a visita dos americanos, continuei com as atividades de educação na Escola Cristã na Betel, no Projeto Educação para a Vida e Faculdade e com o trabalho com os adolescentes de São Paulo. As atividades não param.

,

Meus meses em fotos…

 

Motivos de Gratidão:
*Pela saúde e cuidado do Senhor com as nossas vidas.
*Pela visita da equipe da Hisportic e por todo o trabalho realizado aqui.
*Pelas Igrejas de Cristo em Guiné Bissau e pelo trabalho que tem sido feito.
*Pelas oportunidades que Deus tem me dado na área da educação.

 

Motivos de Oração:

*Pela Escola Cristã Betel (alunos, professores e famílias) e pelo projeto da horta;
*Pela saúde física e emocional;
*Pelo trabalho que estamos desenvolvendo tanto na igreja quanto na escola;
*Pelo trabalho com os adolescentes da Igreja de Cristo São Paulo;
*Pelo domínio da língua crioula. Que eu não sinta vergonha de me comunicar.
*Para que a igreja continue avançando e gerando frutos. Que Deus fortaleça nossos líderes e membros.

 

Com carinho,
Ana Paula Dourado Valença
Contribuições: Banco do Brasil – Ag: 1230-0 / Conta: 107036-3 / Pix: 00385830114 (CPF)
Contato: anapauladourado.valenca@gmail.com

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.