INICIAL > Projeto África Oeste > Projeto Guiné Bissau (África Oeste) – Abril 2022

Projeto Guiné Bissau (África Oeste) – Abril 2022

Bissau, 05 de abril de 2022

“Ma Spiritu di Deus ta padi frutu di amor, alegria, pas, pasensa, pruntidon pa juda, bondade, sedu algin di fiansa, mansesa ku puder pa guberna kurpu. I ka ten lei kontra e kusas.” (Gálatas 5.22-23)

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5.22-23‬)‬

Ouça em áudio

 

Saudações queridos amigos e parceiros de ministério. Mais um mês de missão em Guiné-Bissau. Chegamos ao oitavo mês, nesta segunda temporada, e eu compartilho com vocês o que Deus tem feito em mim e através de mim aqui. Obrigada por todo apoio ao projeto, seja com as suas orações ou ofertas. O trabalho missionário é um trabalho em equipe. Somos, eu e vocês, juntos, na expansão do Reino de Deus aqui na África Oeste. O campo missionário é lugar de semear, regar e colher frutos. Como diz o texto acima do apóstolo Paulo aos Gálatas, existem frutos que devem ser colhidos na vida de todos os cristãos. Que o fruto do Espírito seja visível em nossas vidas e abençoe todos ao nosso redor.

 

Frutos

Estamos no início da temporada de caju. Guiné-Bissau está entre os 10 maiores produtores de castanha de caju do mundo. Então, você imagina o tanto de caju e de castanha que tem por aqui. Eu, como boa apreciadora do caju, me esbaldo. Não tem um dia, que eu não veja um caju no pé que eu não aponte e ache incrível. Não há nada tão interessante quanto uma árvore com frutos. Ela está fazendo aquilo que ela nasceu para fazer.

E pensando nas centenas de cajueiros cheios de frutos pelo caminho, penso que a nossa vida também deve ser assim. Toda a árvore precisa dar fruto. E nossas vidas precisamos produzir frutos também. Jesus ensinou aos seus discípulos que eles conheceriam os falsos profetas pelos frutos: “A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!” (Mateus‬ ‭7:18-20‬). Portanto, os frutos revelam quem de fato nós somos. Então quais frutos você tem produzido? O que as pessoas estão colhendo da sua vida? Será que sãos frutos que alimentam e transformam a vida de outras pessoas? Assim como os cajus e suas castanhas que incrementam a renda, trazem desenvolvimento e deixam um pouco mais farta a mesa dos guineenses?‬

É pensando nos frutos que estou semeando na vida das crianças e das pessoas que têm atravessado meu caminho aqui na Guiné-Bissau. Quero colorir e dar sabor as suas vidas assim como o caju colore a paisagem e farta a mesa. Mas, para isso há trabalho. Nada acontece de um dia para o outro. Em média, um cajueiro demora 8 anos para dar frutos. Então, enquanto estou aqui, preparo a árvore da minha vida, regada pelas mãos do Criador, para no momento oportuno dar lindos frutos. No reino de Deus, a colheita é garantida. Então, que venham mais meses nessa terra boa e frutos para glória do Senhor!

Novidade

Gostaria de compartilhar com vocês que agora faço parte da equipe da Hisportic Global Christian Mission. A missão, com base nos Estados Unidos, é um ministério de Plantação de Igrejas que busca multiplicar discípulos de Cristo entre os povos de língua portuguesa no mundo. Hoje, eles têm trabalho nos Estados Unidos, Guiné-Bissau, Goa (Índia) e Timor Leste. A missão Hisportic apoia, desde o início, o trabalho aqui em Guiné-Bissau. Para mim, é uma alegria se juntar a esse time e continuar contribuindo para o avanço do evangelho aqui. Meus agradecimentos ao diretor executivo, Pr. Timothy Shields, e a toda equipe da Hisportic pela acolhida.

Atividades

Terminamos, recentemente, o segundo trimestre na Escola Cristã Betel. É bom ver as crianças progredindo no aprendizado de Deus e das disciplinas. Continue orando pelo desenvolvimento e crescimento da escola. Temos muitos desafios ainda. Um dele é finalizar a construção do segundo pavilhão para o próximo ano letivo, que começa em outubro. E, também, melhorar a qualidade da alimentação das nossas crianças. Se quiser ser um mantenedor específico dessa obra, me procure. Atualmente, a alimentação de uma criança custa em média R$ 20 mensais. Temos 228 crianças e esse número será ampliado com a 8ª classe.

Complementando a área da Educação, tivemos no dia 12 o treinamento do projeto Educação para a Vida Guiné-Bissau em Bissau. E, no dia 18, viajei para São Domingos, região de Cachéu, para ministrar aulas do projeto no polo de lá. Foi muito bom passar o dia com os professores, na tabanca de Cateel, vendo como a educação e o evangelho podem mudar a vida das nossas crianças. Já as aulas na faculdade de Jornalismo estão sendo muito agradáveis. Ensinar adultos a entender, ler e falar bem o Português é muito gratificante.

No dia 24, participei do I Encontro de Diretores de Escolas Brasileiros na Guiné-Bissau (foto), no Centro Cultural Brasil – Guiné-Bissau. O objetivo foi discutir uma harmonização do currículo de Língua Portuguesa na variante brasileira nas escolas administradas por brasileiros no país. Foi um momento muito bom na companhia de nossos compatriotas. Eu e Adriana representamos a Betel.

Na Igreja, continuamos frequentando os cultos da Igreja de Cristo São Paulo, aos domingos, e nas quartas-feiras, o culto de oração da Igreja de Cristo do Plack 2. No dia 23, tive a oportunidade de compartilhar com os irmãos de Plack 2, sobre o tema “Coração de Servo”.

 

 

Meu mês em fotos…

 

Motivos de Gratidão:

*Pela saúde e cuidado do Senhor com as nossas vidas.
*Pelo fim do segundo trimestre na Escola Cristã Betel.
*Pelos alunos do curso de Jornalismo e seu desenvolvimento no aprendizado do Português.
*Pelas Igrejas de Cristo em Guiné Bissau e pelo trabalho que tem sido feito.
*Pelas oportunidades que Deus tem me dado na área da educação.
*Pela parceira com a Hisportic Global Christian Mission.

Motivos de Oração:

*Pela saúde física e emocional.
*Pela saúde e completa recuperação do Pr. Timothy Shields.
*Pela família, amigos e igreja no Brasil. Que Deus cuide deles.
*Pelo trabalho que estamos desenvolvendo tanto na igreja quanto na escola.
*Pelo domínio da língua crioula. Que eu não sinta vergonha de me comunicar.
*Para que a igreja continue avançando e gerando frutos. Que Deus fortaleça nossos líderes e membros.

Com carinho,
Ana Paula Dourado Valença
Contribuições:
Banco do Brasil – Ag: 1230-0 / Conta: 107036-3 / Pix: 00385830114 (CPF)
Contato: anapauladourado.valenca@gmail.com

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.