Projeto Guiné Bissau (África Oeste) – Maio 2022

Bissau, 07 de maio de 2022

“Jesus falal: “Si bu sibiba ke ku Deus tene pa da, o bu sibi tambi kin ku na pidiu yagu, bu ta pidilba, el i ta dau yagu ku ta da vida” (Jon 4.10)

“Então Jesus disse: – Se você soubesse o que Deus pode dar e quem é que está lhe pedindo água, você pediria, e ele lhe daria a água da vida” (João 4.10)‬

Relatório em áudio.

 

Olá queridos amigos e parceiros de ministério. Eis notícias do meu mês aqui em Guiné-Bissau. Já estou no nono mês, nesta segunda temporada, e tenho muitas coisas para dividir sobre o que Deus tem feito deste lado do oceano. Começo agradecendo por todas as orações e contribuições, elas têm chegado e sido canal de Deus na minha vida e dos guineenses. Como sempre repito, o trabalho missionário é um trabalho em equipe. Somos, eu e vocês, juntos, na expansão do Reino de Deus na África Oeste. Esse texto de João é bem propício para o que estamos experimentando por aqui. Guiné-Bissau é uma terra sedenta que precisa da água da vida que é Jesus.

 

Fonte de Água Viva

Mulheres de Bulol carregando baldes com água

Quero compartilhar a minha experiência mais recente. No último final de semana, participei do evento de 1º de Maio em Bulol. Trata-se de um acampamento realizado desde 2015 pelas Igrejas de Cristo e a Igreja Presbiteriana Renovada de Guiné-Bissau, em Bulol, uma península a 3 horas de barco de Cacheu, norte do país. Na minha primeira vez aqui em 2018, eu estive lá de passagem por um dia. Dessa vez ficamos quatro. No lugar, devem viver em média 80 pessoas. A maioria adultos ou crianças pequenas. Os jovens costumam sair para estudar. Lá não há energia, há muita dificuldade de água potável e uma vida bem difícil. Mas, Jesus chegou até lá. Como deve ser. Agora eles têm acesso a Água da Vida. Um homem que encontrou Jesus, Pr. Roberto, decidiu que seu povo também precisava do salvador. Resolveu gastar sua vida para ganhar seu povo. Um herói da fé! Um homem dedicado. Um homem digno de se conhecer.

Essa experiência impulsionou minha fé e me motivou a continuar trabalhando para que as pessoas tenham acesso à Água da Vida, Jesus. Mas, também me desafiou a fazer mais pelas pessoas, pela qualidade de suas vidas. Olhar para elas assim como Jesus vê, de forma integral: corpo, alma e espírito. Para as necessidades espirituais e, também, físicas. Nesses quatro dias, encontramos muito dificuldade com água. As fontes que eles têm ficam distantes. Imagina atravessar o mangue e andar quilômetros com baldes na cabeça e braços. Eu fiz aquele caminho e não fui capaz de trazer minha própria água. Mas, não escrevo somente para lamentar e sim para dizer que eu e você temos a oportunidade de abençoar a vida dessas pessoas. E o desafio é furar um poço, que vai ajudar muito na vida geral da tabanca, água para beber, cozinhar, água para plantar e perto de casa. Os recursos necessários são de R$ 5.000 e eu já tenho as primeiras ofertas (R$ 1.665). Então se junte a nós e abençoe o povo de Bulol. Me procure para enviar a sua oferta.

 

Atividades

Em Bulol, eu tive a oportunidade de compartilhar a palavra e trouxe uma reflexão sobre a nossa Vocação. Foi, também, um momento de comunhão e diversão. Na Igreja, continuamos frequentando os cultos da Igreja de Cristo São Paulo, aos domingos, e nas quartas-feiras, o culto de oração da Igreja de Cristo do Plack 2. E passamos a Páscoa com nosso amigos missionários Hebert e Desire na Igreja Batista Renovada em Có.

Na Escola Cristã Betel, iniciamos o último trimestre do ano letivo. Aqui as aulas acontecem de outubro a junho, que é o período que se iniciam as chuvas. Graças a Deus as crianças estão se desenvolvendo cada dia mais. Uma ótima notícia, é que estamos construindo a nossa cozinha (foto). Graças a ofertas de irmãos, o ambiente agora será mais propício para nossas crianças. Deus tem feito grandes coisas em nosso meio. O nosso desafio é a parte do refeitório e melhorar a qualidade da alimentação das nossas crianças. São muitas necessidades, mas Deus tem provido e levantado pessoas para esses desafios.

 

 

Meu mês em fotos…

 

Esperançar

Para finalizar gostaria de compartilhar uma reflexão que todo o cristão precisa ter. Que tal fazer um exercício de esperançar (dar ou ter esperança; animar(-se), estimular(-se), esperancear(-se))? Escreva e espere por aquilo que você acredita. Eu acredito em um mundo onde todos são iguais, aonde a cor da pele e a posição social são detalhes. Onde criança tem comida e cama quentinha para repousar. Onde os pais amam seus filhos e os filhos respeitam seus pais. Onde há respeito com os idosos, há compaixão pelo necessitado. Um mundo utópico? Muitos diriam que sim. Afinal de contas, você cresce para ser o melhor, para realizar o seu sonho, ter as suas conquistas. O mundo do EU, custe o que custar. Contudo, para este mundo do EU, havia uma solução para NÓS. Porque Ele amou o mundo… JESUS veio!

Experimentamos desse amor de morte, de CRUZ, de ressurreição, de VIDA. E, agora, não pode haver mais EU. “Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim” (Gl 2.20). O Reino vem, a luz ressurgirá, a esperança e um futuro além do que se pode ver. Vai valer a pena deixar tudo, largar o mundo, amar a CRUZ, seguir JESUS. Por isso, eu continuo a acreditar neste mundo onde os super-heróis não vestem capas, não estão nos outdoors ou atrás dos flashes. E, sim, onde os olhos não veem, tocando mãos esquecidas, abraçando os invisíveis, alimentando os famintos, fazendo sorrir os aflitos. Um mundo aonde o OUTRO vem sempre primeiro do que o EU. Um mundo que se importa, até que Ele venha. Acredite também! Ele conta com você.

 

Motivos de Gratidão:
*Pela saúde e cuidado do Senhor com as nossas vidas.
*Pela construção da cozinha na Escola Cristã Betel.
*Pelos alunos do curso de Jornalismo e seu desenvolvimento no aprendizado do Português.
*Pelas Igrejas de Cristo em Guiné Bissau e pelo trabalho que tem sido feito.
*Pelas oportunidades que Deus tem me dado na área da educação.
*Pela parceria com a Hisportic Global Christian Mission.

Motivos de Oração:
*Pela saúde física e emocional.
*Pela família, amigos e igreja no Brasil. Que Deus cuide deles.
*Pelo trabalho que estamos desenvolvendo tanto na igreja quanto na escola.
*Pelo domínio da língua crioula. Que eu não sinta vergonha de me comunicar.
*Para que a igreja continue avançando e gerando frutos. Que Deus fortaleça nossos líderes e membros.

Com carinho,,


Ana Paula Dourado Valença

Contribuições: Banco do Brasil – Ag: 1230-0 / Conta: 107036-3 / Pix: 00385830114 (CPF)
Contato: anapauladourado.valenca@gmail.com

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.