INICIAL > Projeto África Oeste > Projeto Guiné Bissau (África Oeste) – Novembro 2021

Projeto Guiné Bissau (África Oeste) – Novembro 2021

Bissau, 05 de novembro de 2021

“Asin, ku mon di Siñor riba di mi, N mara korazen” (Esdras 7.28)

“Pois sabendo que o Senhor estava comigo, criei coragem” (Esdras 7.28)

Saudações de África queridos amigos e parceiros de ministério. Eis um balanço do meu terceiro mês, nesta segunda temporada, aqui em Guiné Bissau. O mês de outubro começou difícil. Como disse no envio do último relatório, eu fiquei uma semana doente. Tive uma infecção intestinal e fiquei bem fraca. Mas, graças a Deus já estou bem. Peço ajuda em oração pela minha saúde. Foi um mês complicado. Além da infecção, tive dor de garganta por causa da mudança de clima e dores fortes na coluna. Creio que muito se deve ao estado emocional, que fica mais abalado. Mas, com fé em Deus não terei mais problemas.

Tirando esses contratempos com a saúde, o mês foi bastante produtivo. Tive a alegria de ministrar em duas igrejas. Isso é um feito para mim, já que estou apenas no meu terceiro mês aqui. Na primeira vez, só tive essa oportunidade com quase um ano. Falei sobre Vocação nas Igrejas de Cristo do Plack 2 e Bairro São Paulo. Se alegre comigo com essas oportunidades. Em novembro, terei tempo com as mulheres. Ore por mim e para que outras chances como esta surjam.

 

No bambaran de Deus

Como tenho compartilhado, esses 90 dias de Guiné Bissau tem sido bem intensos. Teve doença, dor, choro, tristeza, lágrimas, sorriso, diversão. Uma montanha russa de sentimentos. Um sobe e desce. Mas, algo que permanece sempre igual é a presença de Deus. Ele esteve, está e sempre estará aqui. Para resumir esse período, quero dizer que fui colocada no bambaran de Deus. Bambaran é uma peça de pano (foto), normalmente de forma retangular e com quatro tirinhas, utilizado pela mãe para trazer a criancinha às costas. Foi e é assim que tenho me sentido. Carregada no colo de Deus. Quando eu me frustrei, ele estava me carregando no seu bambaran. Quando eu fiquei doente e fiquei uma semana ruim, lá estava eu de novo no aconchego do seu colo. É assim que Deus faz com seus filhos. Ele sustenta! Creia na soberania de Deus. Ele tem o controle de tudo. Quando tudo estiver complicado, lembre-se que Ele te carrega!

 

 

 

 

Deus encontra e transforma crianças

Na Escola Cristã Betel, as aulas estão de vento em polpa. Apesar de ser muito trabalhoso e cansativo, é muito bom ver o desenvolvimento das crianças e os testemunhos do agir de Deus. Como eu sempre compartilho aqui com vocês, o trabalho na escola é evangelístico. Por meio da Abordagem Educacional por Princípios (AEP), ensinamos nossas crianças a enxergar o mundo pela ótica de Cristo e isso faz toda a diferença. Queria compartilhar com vocês o testemunho da minha aluna do 5º ano, Flaviana (foto). Ela entrou na escola há uns cinco anos (quando a missionária Adriana chegou aqui). Sobrinha de um pastor, ela foi colocada na escola para ter um bom estudo e, sobretudo, conhecer a Deus. Na sua casa, ninguém era cristão. Ao passar do tempo, ela começou a querer ir para a igreja e foi levada por sua mãe. E o Espírito Santo trabalhou de tal forma que sua mãe e irmãos foram alcançados e, por último, seu pai, que foi batizado recentemente. Uma criança tocada por Deus, que levou toda a sua família à Cristo. É por isso que estamos aqui. É por isso que nos dedicamos. Deus quer encontrar os pequeninos de Guiné Bissau e suas famílias. Vale a pena! Ore por esse projeto. Pelos professores e pelas crianças. Para que Deus tenha vários encontros e mude os destinos e para que essas crianças sejam cheias da graça e do conhecimento do Senhor.

 

 

Igrejas

Como compartilhei no início do relatório, neste mês participei e ministrei em duas igrejas: Plack 2 e Bairro São Paulo. Foi muito bom estar com esses irmãos. Também, fizemos uma visita ao pastor Djata em Cacheu. Com o fim do período das chuvas, vamos visitar as igrejas no país e fazer um levantamento do trabalho. Isso para termos dados do crescimento da igreja e para vermos como podemos ajudar mais. Nosso próximo destino deve ser a Igreja de Cristo em Buba, do pastor Tchuda. Nos ajude em oração para que essas visitas aconteçam e para que possamos servir melhor nossos irmãos guineenses.

Pandemia

Com o sistema de saúde em greve, os dados da Covid no país não estão muito concretos. Segundo as fontes oficiais, 329 casos ativos e 143 mortes. O governo decretou Estado de Alerta pelos próximos três meses e tornou a vacina obrigatória para estabelecimentos de ensino e transportes. A medida vale a partir do dia 10 de novembro e deve aumentar a vacinação no país.

Diversão

Nem só de trabalho vive um missionário no campo. No começo do mês tiver a oportunidade de conhecer uma das ilhas do Arquipélago do Bijágos, Rubane, um verdadeiro paraíso na terra. Para essa goiana do quadradinho aqui, ver o mar é sempre especial. Além disso, podemos ver amigos e participar da reunião mensal com missionários brasileiros. Um pedacinho de casa aqui com a gente.

Meu mês em fotos…

 

Motivos de Gratidão:
*Pela saúde e cuidado do Senhor com as nossas vidas.
*Pelo desempenho da Escola Cristã Betel.
*Pelas Igrejas de Cristo em Guiné Bissau e pelo trabalho que tem sido feito.
*Pela oportunidade de compartilhar a Palavra de Deus com os irmãos.

Motivos de Oração:

*Pela saúde física e emocional. Que sejamos guardadas.
*Pela saúde e recuperação do Pr. Timothy Shields. Ele ainda está no hospital, mas já saiu da UTI. Ore pela sua cura e por toda a sua família.
*Pela família, amigos e igreja no Brasil. Que Deus cuide deles.
*Pela situação da Covid na Guiné Bissau, no Brasil e no mundo.
*Pelo trabalho que estamos desenvolvendo tanto na igreja quanto na escola.
*Pelo domínio da língua crioula. Que eu não sinta vergonha de me comunicar.
*Para que a igreja continue avançando e gerando frutos. Que Deus fortaleça nossos líderes e membros.

Com carinho,


Ana Paula Dourado Valença
Contribuições:
Banco do Brasil – Ag: 1230-0 / Conta: 107036-3 / Pix: 00385830114 (CPF)
Contato: anapauladourado.valenca@gmail.com

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.