INICIAL > Projeto África Oeste > Projeto Guiné Bissau (África Oeste) – Outubro 2021 (2)

Projeto Guiné Bissau (África Oeste) – Outubro 2021 (2)

            

Bissau, 11 de outubro de 2021

“N’ sibi kuma Sinhor na difindi kasu di kil ku kalkadu, tambi i na difindi diritu di koitadi. Asin jintis justu na ngaba bu nomi, retus na mora na bu pursensa” (Salmus 140.12-13)

“Sei que o Senhor defenderá a causa do necessitado e fará justiça aos pobres. Com certeza os justos darão graças ao teu nome, e os homens íntegros viverão na tua presença” (Salmos 140.12-13)

Oi querido (a) parceiro (a) de ministério. Trago notícias do meu segundo mês em Guiné Bissau. Durante o mês de setembro me dediquei mais na área da educação, ajudando na capacitação de professores e me preparando para o início do ano letivo na Escola Cristã Betel. Te convido a ver o agir de Deus neste lado do oceano atlântico e te agradeço por toda a parceria até aqui. Somos, eu e você, trabalhando juntos para o avanço do evangelho na África Ocidental.

Start nas Aulas

Com a Drica na Betel, nos últimos planejamentos para o início do ano letivo 2021/2022

Como diz esse Salmo de Davi (140), o Senhor defende a causa do necessitado. Mesmo diante de tantas necessidades, Deus tem cuidado dos guineenses. Queria destacar aqui a vida da Adriana e seu amor e trabalho pela Escola Cristã Betel. Ela, sem dúvida, tem sido instrumento de Deus para fazer com que esse salmo seja realidade entre nossas crianças. Graças à Deus e à vida da Adriana e, claro, de toda a equipe, as quase 200 crianças da nossa escola terão um ano letivo abençoado e especial. Você pode ser esse instrumento de Deus para fazer justiça por aquele que precisa. Minha dica é: pergunte a Deus como fazer, pois o lugar certamente você saberá ao abrir seus olhos.

 

 

Começamos o ano letivo 2021/2022, no último dia 27 de setembro, aqui as aulas acompanham a estação da seca que vai de outubro a junho. Neste ano, temos oito séries e nove turmas (duas de terceiro ano). Meu desafio será maior já que estou ministrando aulas de Português em três turmas: quinto, sexto e sétimo ano, com um total de mais de 70 alunos. É bem intenso, mas muito gratificante, sobretudo porque não somente ensinamos disciplinas, mas sim crianças a enxergar o mundo pela cosmovisão cristã. Nossa metodologia de ensino é a Abordagem Educacional por Princípios (AEP). Essa tem sido uma importante ferramenta de evangelismo. Formamos não somente os doutores da nação, mas cidadãos do céu. Como tenho compartilhado, temos vários desafios. O nosso desafio atual, mais urgente, é levantar recursos para a merenda escolar. Com a abertura do 7º ano, precisaremos de mais professores e o dinheiro da mensalidade das crianças (em média R$ 35 reais) cobre somente o salário dos professores e despesas administrativas. Se quiser abençoar diretamente as crianças, me procure.

A equipe da Escola Betel no 7º Fórum do Projeto EPVGB

Dos dias 13 a 17 de setembro, participei do Curso de Diretores e do Fórum do Projeto Educação para Vida, que ensina a metodologia AEP aqui na Guiné Bissau. Durante uma semana, cerca de 200 professores foram treinados sobre como ensinar e disciplinar melhor suas crianças. Eu tive o privilégio de ser facilitadora de cinco palestras sobre Disciplina e Educação. Três dias inteiros, quatro palestras diárias, dois turnos, cansativo mas muito aprendizado e trocas. Valeu muito a pena. Desde que cheguei aqui pela primeira vez, em setembro de 2019, fui abraçada pelo projeto e tenho dado a minha colaboração na formação desses professores guineenses.

 

Igrejas

Neste mês, devido as restrições do Covid, participamos somente do culto na Igreja de Cristo São Paulo. Vamos estar mais perto dessa comunidade para poder servir com que eles precisarem. Dá muita alegria ver que os irmãos estão firmes e que o trabalho continua crescendo. Nosso objetivo permanece sendo fazer visitas às demais igrejas do país e oferecer treinamentos nas áreas mais defasadas, com foco sempre no ensino bíblico e na plantação de igrejas. O alvo é capacitar cada discípulo de Jesus para ser um fazedor de discípulos. A ideia é iniciar os trabalhos depois do períodos das chuvas, que devem cessar nesse mês de outubro.

Pandemia

Segundo as fontes oficiais do país, os casos de Covid-19 deram uma estabilizada nos últimos 30 dias. Até o momento são 610 casos ativos e 141 mortes. Ainda estamos em Estado de Calamidade, mas a vida transcorre normalmente. A excelente notícia é que eu e Adriana conseguimos tomar a segunda dose da vacina. Como aqui eles vacinam a partir de 8 semanas da primeira dose, conseguimos tomar a segunda no dia 23. Foi muito emocionante e eu me surpreendi com o ambiente e com os profissionais. Tudo muito bem preparado. Um salve para Guiné Bissau! Graças à Deus, existe bastante oferta de vacinas no país, mas a população ainda está resistente. Oremos para que essa situação mude e que eles fiquem mais protegidos.

 

Meu mês em fotos…

Motivos de Gratidão:

*Pela segunda dose da vacina contra a Covid-19, pela saúde e cuidado do Senhor com as nossas vidas.
*Pelo início do ano letivo na Escola Cristã Betel.
*Pela participação e contribuição na formação de professores de Escolas Cristãs na Guiné Bissau.
*Pelas Igrejas de Cristo em Guiné Bissau. Mesmo diante da pandemia, as igrejas continuam crescendo e se desenvolvendo.

Motivos de Oração:

*Pela saúde física e emocional. Que sejamos guardadas.
*Pela saúde e recuperação do Pr. Timothy Shields. Ele teve uma ruptura do esôfago no dia 22 de setembro e encontra-se na UTI lutando contras as infecções. Ore pela sua cura e por toda a sua família.
*Pela família, amigos e igreja no Brasil. Que Deus cuide deles.
*Pela situação da Covid na Guiné Bissau, que os casos caiam e as mortes parem. Que a vacinação seja aceita e alcance todos os guineenses.
*Pelo trabalho que estamos desenvolvendo tanto na igreja quanto na escola.
*Pelo domínio da língua crioula. Que eu não sinta vergonha de me comunicar.
*Para que a igreja continue avançando e gerando frutos. Que Deus fortaleça nossos líderes e membros.

Com carinho,
Ana Paula Dourado Valença

Contribuições:
Banco do Brasil – Ag: 1230-0 / Conta: 107036-3 / Pix: 00385830114 (CPF)
Contato:
anapauladourado.valenca@gmail.com
@anapdourado (Instagram)
AnaPaulaDourado (Facebook)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.