INICIAL > Projeto África Oeste > Projeto Guiné Bissau (Africa Oeste) – Abril 2021

Projeto Guiné Bissau (Africa Oeste) – Abril 2021

Brasília, 30 de abril de 2021

“Bo ngaba SIÑOR, pabia el i bon. Si bondadi i pa sempri” (Salmus 136.1)

“Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!” (Salmos 136.1)

Olá queridos amigos (as) e parceiros (as) de ministério. Estou de volta a ativa e peço perdão pela ausência do relatório de março. Infelizmente, eu fiquei doente com dengue e não consegui enviar as notícias. Agora, já está tudo bem e compartilho com vocês o que aconteceu nos últimos dois meses. Como diz o Salmista, o Senhor é bom. Gostaria de convidar você a celebrar a bondade de Deus na minha e na sua vida. Estou muito grata pelo cuidado dele em todas as áreas. Agradeço, também, a você que tem trilhado esse caminho comigo. Que Deus te abençoe e recompense.

Esperar e Aproveitar

Esperar (ter esperança em) e Aproveitar (tornar algo proveitoso, útil, eficaz) são dois verbos para viver em tempos de pandemia. Como é difícil esperar. Mas, como é útil e poderoso. Como diz o Salmista: “Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor” (Sl 27.14) Então, espere! Enquanto se espera, não é tão fácil aproveitar. Mas, usufrua! Aproveite o abrir de olhos pela manhã, a benção pela família, a alegria da saúde. Aproveita para estar com os seus, para estar com o Senhor. “O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria.” (Ec 9:10). Enquanto esperamos, aproveitemos! Ele tem cuidado de nós! Essa tem sido a minha oração e prática.

Enquanto eu espero ansiosamente a volta pra Guiné Bissau, tenho conseguido servir a minha igreja local e outras Igrejas de Cristo. No dia 6 de março, compartilhei com o jovens do Sozo, na Série Eles cumpriram o Chamado, sobre a vida de Débora e como o seu chamado fez diferença para a sua geração. Também, tive a alegria de rebecer em casa para um almoço a missionária Adriana, minha companheira em Guiné Bissau, e Jean Marie, um guineense que está aqui no Brasil se capacitando para voltar à Guiné Bissau e coordenar o Instituto Teológico lá. Ore por eles e por esse projeto. Em março, junto com amigos da PicTaguatinga, Pic Gama e Igreja de Cristo de Brasília, lançamos a campanha Casa de Ideias – A doação como amor. O objetivo é arrecadar cestas básicas para auxiliar as pessoas que tem enfrentado escassez nesse período de pandemia. A meta de cada igreja é levantar mensalmente 100 cestas básicas para servir as suas comunidades. E Deus tem nos surpreendido, cada dia mais.

Em abril, pude novamente servir a minha igreja ministrando sobre “Valorizar o lugar secreto – o exemplo de Cornélio”, no culto do dia 11; e levar a palavra no Sozo, no dia 17, falando na Série Deus é…Pai. Também, estive no dia 25 com a pastora Flávia Panzea e o pessoal da Igreja de Cristo do Veredão falando sobre a Vida de Oração de Ana e divulgando um pouco do Projeto Casa de Ideias – Guiné Bissau. E, para finalizar o mês, participei da Reunião de Mulheres da Pic Taguatinga e falei sobre “Lei x Graça”. Apesar do distanciamento, tenho conseguido estar presencial ou virtualmente com muitos amigos e irmãos brasileiros.

Afiando as ferramentas

Sobre os preparativos para Guiné Bissau, iniciei o curso 4 da Aecep, Educação por Princípios: fundamentos do currículo escolar. A capacitação é para servir melhor nossa escola lá. Tem sido muito bom ter minha mente renovada por Cristo. Também, integrei a equipe de voluntários do Movimento Perspectivas, cujo objetivo é mobilizar a igreja para a sua tarefa missionária. Meu sonho é contribuir para que tanto brasileiros como guineenses se engajem na tarefa de evangelização mundial. Quanto à volta pra Guiné Bissau, eu e Adriana, temos esperado a pandemia se normalizar por aqui e estamos programando a compra das passagens para junho ou julho. Nos ajude em oração!

Sobre o levantamento de sustento, já atingi cerca de 95% do valor necessário para a nova temporada de três anos em Guiné Bissau. Se você deseja participar do meu ministério e, também, da obra que Deus está realizando em Guiné Bissau, me procure. Se não pode ajudar financeiramente, que tal ser meu parceiro de oração? Faça parte do meu grupo de intercessão e me ajude nesse projeto. A oração é a base de todo o projeto missionário.

Notícias de Guiné Bissau…

Lá em Guiné Bissau, o trabalho vem crescendo para honra e glória do Senhor. Nossas igrejas e pastores estão focados e perseverantes na tarefa de anunciar Jesus aos guineenses. Celebre conosco e ore para que o Senhor continue fortalecendo e os direcionando. As aulas da Escola Cristã Betel continuam, sem interrupções. Sinto muitas saudades das crianças e anseio vê-las o quanto antes. Como compartilhei nos relatórios passados, o nosso desafio é construir um novo pavilhão para a escola, ainda, antes do início do ano letivo em outubro. Hoje, a escola atende 168 alunos e está na sua capacidade máxima. O nosso desejo é acompanhar todo o desenvolvimento dos nossos alunos, que começaram na pré-classe em 2015, e precisamos de mais espaço físico. Um dos meus objetivos em 2021 será dar aulas para a 7ºsérie no ano 2021/2022. Nos ajude nesse projeto, qualquer oferta faz diferença. Se deseja contribuir me procure ou a missionária Adriana.

Sobre a pandemia, os casos, que tiveram uma considerável altas nos últimos meses, têm diminuido. Atualmente, são menos de 400 casos ativos no país, com apenas duas internações e, no total, 67 óbtidos. Diante da realidade mundial, os casos podem ser inexpressivos, porém devido à situação da saúde guineense, louvamos o cuidado e o favor de Deus. Outra boa notícia é que, por meio da iniciativa Covax, um programa criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) junto a entidades filantrópicas para ampliar a distribuição dos imunizantes para a Covid-19 e garantir que nações de baixa renda não sejam negligenciadas, Guiné Bissau tem recebido vacinas e começou a imunizar grupos prioritários. O grande receio é sobre o armazenamento, já que existe instabilidade de energia elétrica. Ore para que haja cuidado no armazenamento e que as doses sejam eficazes e tragam imunidade aos guineenses.

Motivos de Oração:

*ANA PAULA – Ore por minha saúde. Pela compra das passagens e volta para Guiné Bissau. Ore pela saúde da minha família. Minha mãe também pegou dengue e está se recuperando.
*COVID-19 no Brasil – Ore para Deus abençoar a situação, que o número de casos e mortes diminuam, que haja uma aceleração da vacinação e a possiblidade de vacinar antes do retorno à África.
*PROJETO CASA DE IDEIAS GB – Que Deus abra as portas e que pessoas se associem ao meu ministério, sendo parceiros financeiros e de oração.
*GUINÉ BISSAU – Ore para que os casos diminuam, para que as medidas de prevenção sejam obedecidas. Ore para que a vacinação seja segura e alcance todos os guineenses. Ore para que a igreja continue avançando e gerando frutos.

*ESCOLA BETEL – Ore pelo aprendizado dos alunos. Ore para que haja recursos para a construção do novo pavilhão, antes do início do ano letivo em outubro.

Motivos de Gratidão:

*ANA PAULA – Pela recuperação da Dengue; pela vacinação dos meus pais com a 1ª dose e, também, de outros familiares, irmãos da igreja e amigos.
*PROJETO CASA DE IDEIAS GB – Já tenho 95% do meu sustento pessoal para os próximos três anos de projeto.
*IGREJA DE CRISTO EM GB – Mesmo diante da pandemia, a igreja continua crescendo e se desenvolvendo.

 

 

Com carinho,
Ana Paula Dourado

Atenção: Meus dados bancários tiveram alteração. Veja ao lado a nova agência, conta e o Pix. Me acompanhe também nas redes sociais: Instagram: @anapdourado – Facebook: AnaPaulaDourado e a página do projeto: Casa de Ideias – Projeto Guiné Bissau (@casaideiasGB)


Sérgio Santos Diretor-Executivo Team Expansion Brasil
Sérgio Santos Diretor-Executivo Team Expansion Brasil

A Ressurreição e a Grande Comissão

Você já pensou que há uma conexão entre a ressurreição de Jesus e a Grande Comissão? Após a narrativa da ressurreição, uma comissão é dada aos discípulos, de acordo com os quatro Evangelhos. Esses dois eventos foram colocados no mesmo capítulo, embora decorridos 40 dias entre um e outro. Eu acredito que isso aconteceu com um propósito. A ressurreição leva à Grande Comissão. Ela também fornece o poder necessário para realizá-lo. Nesta época da Páscoa, quero encorajá-lo a conhecer melhor Jesus. Quando entramos na presença de Jesus, somos transformados. Nada mais no mundo se compara a conhecê-lo. Como disse o apóstolo Paulo: “Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo e ser achado nele” (Fp 3: 8-9).Obrigado por financiar projetos missionários com a Team Expansion no Brasil. O poder da ressurreição de Cristo expande por meio de suas orações e parceria. Ele nos molda para cumprir Sua grande comissão.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.