Projeto Guiné Bissau (Africa Oeste) – Fevereiro 2020


Bissau, 02 de março de 2020

Saudações queridos amigos, irmãos e parceiros,

Mais um mês servindo a Deus em Guiné Bissau. Como disse no último relatório, em janeiro e agora em fevereiro recebemos visitas do Brasil e dos Estados Unidos. A pastora Ione Lima e a missionária Gizele Benitz ficaram conosco por quase um mês.

E o pastor Timothy Shields, diretor da Missão Hisportica nos Estados Unidos, que apoia o projeto aqui no país desde o início com os pastores Luciano e Andreia, esteve aqui com uma equipe de americanos por 10 dias. Foram dias excelentes vivendo em unidade aquilo pelo qual fomos chamados: anunciar as boas novas. Obrigada por compartilhar deste sonho comigo nestes primeiros cinco meses. Todo o trabalho nesse período é fruto da nossa parceria. Somos eu e vocês trabalhando para o avanço do reino de Deus em Guiné Bissau.

Compaixão!

Como já compartilhei aqui, tenho várias experiências tocantes na Escola Cristã Betel, que me mostram que o chamado para ensinar vai muito além de conteúdos e notas. Minha última grande experiência foi com meu aluno de 12 anos, Fanfan. Numa segunda-feira durante a aula, ele estava mancando. Disse que tinha furado o pé com um pedaço de vidro. Eu, achando que era simples, disse que no final da aula iria olhar e “tirar” o caco. Mas, depois de ver a situação e impulsionada pelas demais crianças resolvi ir com ele ao médico, que fica no quartel do Exército da Ecomib, formado por soldados nigerianos que cuidam da guarda presidencial, localizado ao lado da nossa escola. Lá, eles me orientaram que ele deveria comparecer pela manhã, horário de atendimento ao público. Resolvi então pagar a passagem para ele ir e para ele voltar pela manhã com a mãe ou responsável.

Mas, na terça-feira quando cheguei à escola pela tarde descobri que ele não tinha ido ao médico. Segundo ele, sua avó disse que não era para ele ir. Resolvi então voltar ao médico e clamar por ajuda. Expliquei a situação e dois médicos foram atendê-lo. E eis que ele tinha um pedaço enorme de vidro dentro do pé que rendeu um buraco enorme e três pontos. Naquele dia, eu vi que eu também estava aqui para lutar por eles, para levar ao médico, mesmo quando os pais não se importam. Se não tivéssemos insistindo, essa criança poderia morrer como tantas outras morrem. Servir a Cristo implica em muito mais que fazer o seu trabalho. Implica em olhar com o olhar de Cristo, ter compaixão. Que onde você esteja você veja além, você se importe. Isso salva vidas aqui na terra e, sobretudo, para a eternidade.

Casa cheia

O mês se encerrou e nossas visitas já retornaram para as suas casas. Mas, foi um tempo muito bom. A Pastora Ione realizou um ótimo trabalho na Escola e com as mulheres das Igrejas de Cristo. Já o Pr. Timothy e nossos irmãos americanos trabalharam duro para fazer o alicerce e levantar uma primeira parte do muro do terreno da Missão. Fiquei impressionada com a dedicação da equipe. Eles trabalharam incansavelmente. Fiquei muito tocada com a vida do Pr. Timothy, filho de missionários que serviram por mais de 40 anos no Brasil, ele continua o legado trabalhando como diretor da Missão Hisportica, que realiza um lindo trabalho em nações de língua portuguesa. Muito está sendo feito, mas os campos estão brancos. Convido-te a orar pelo trabalho missionário, continuar ofertando e, também, participar de viagens de curto prazo. Em poucos dias, sua vida vai mudar e muitas outras serão tocadas.

O grupo de americanos e as irmãs brasileiras que se hospedaram na nossa casa (direita). Ministrando a segunda aula para o curso Educação para a Vida (centro). Culto na Igreja de Cristo em Ntuss (esquerda).

Motivos de Oração

*Pelos mantenedores e parceiros de oração.
*Pela saúde física e espiritual minha e da minha família.
*Pela Escola Betel em Guiné Bissau e pelas aulas da quinta classe.
*Pelas Igrejas de Cristo em Guiné Bissau e pelo trabalho de evangelização e plantação de igrejas.
*Pelo trabalho da Team Expansion aqui em Guiné Bissau e nas nações.
*Pela minha igreja local, meus pastores e irmãos em Cristo.
*Pela situação política de Guiné Bissau. Estamos em meio a uma crise.

Com amor, Ana Paula Dourado Valença
(Contribuições: Banco do Brasil – Agência: 2883-5/Conta: 7036-X)

O presente de Joshua*

No Natal passado, o meu amigo, Greg, não hesitou quando seu filho de 9 anos, Joshua, pediu uma madeira para um projeto. Rapidamente achou para ele algumas placas na garagem. Então, na véspera de Natal, a esposa de Greg, Heather, pediu aulas de como usar uma fundarei elétrica porque ela precisava “ensinar ao Joshua”. Tenho certeza de que Greg não concordou, mas Heather assegurou-lhe que seria bom. A manhã de Natal trouxe uma grande revelação. Joshua construiu (por conta própria) uma enorme letra de madeira “H”, reunindo tábuas com as palavras manuscritas “Meu pai: meu herói!”. Às vezes, você pode pensar que os seus esforços para o Pai estão escassos. Mas, aparentemente, é por isso que Ele nos deu livre vontade. Consequentemente, nunca subestime o quanto significa para o Pai quando você faz o seu melhor em um projeto para ele. Tenha um ótimo mês! *Doug Lucas (Presidente da Team Expansion)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.