INICIAL > Projeto África Oeste > Projeto Guiné Bissau (África Oeste) – Agosto 2021 (2)

Projeto Guiné Bissau (África Oeste) – Agosto 2021 (2)

Bissau, 05 de setembro de 2021

“Ntrega bu vida pa Sinhor; fiansa nel; i na fasi tudu” (Salmus 37.5)

“Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará” (Salmos 37.5)

Saudações da África Ocidental. Compartilho com você, querido parceiro (a) de ministério meu primeiro mês nesta segunda estação em Guiné Bissau. Neste novo tempo, te convido, assim como eu, à entregar a sua vida, as suas expectativas e planos ao Senhor, confiar Nele para que Ele haja da maneira que desejar. É assim que vivi o mês de agosto e que quero viver todos os outros meses aqui. Obrigada por trabalhar junto comigo para que o nome de Jesus seja adorado aqui. Somos uma equipe à serviço do reino.

Nova Temporada

Turma 2021 do Curso de Integração Missionária

Estreei no dia 3 de agosto, minha segunda temporada em terras africanas. A chegada aqui desta vez foi diferente. A euforia da primeira vez foi substituída pela certeza incerta de estar em “casa”. Nesse primeiro mês, cai de cabeça na língua e na vontade de viver Guiné Bissau como nunca. O resultado é um bocado de crioulo e um novo olhar sobre as coisas. Tive a oportunidade de fazer o curso de Integração Missionária (língua crioula e aspectos socioculturais), com duração de um mês, promovido pelas Dioceses de Bissau e Bafatá. Foi muito bom para ter uma base do crioulo e, também, me re ambientar sobre aspectos sociais, além de fazer muitos amigos. Foi muito bom rever os irmãos e a escola.

 

Escola Cristã Betel

Ainda estamos em período de férias. Mas, estou muito empolgada para lecionar português para a quinta, sexta e sétima classe. Será puxado. Mas, creio que como falante nativa do português posso ajudá-los no aprendizado da língua. Graças à Deus e ao trabalho da Missão Hispórtica estamos levantando mais duas salas (foto), para uma biblioteca e para a sétima classe. No novo ano letivo (2021-2022), teremos quase 200 alunos do pré a sétima classe. O nosso desafio atual é levantar recursos para a merenda escolar. Com a abertura do 7º ano, precisaremos de mais professores e o dinheiro da mensalidade das crianças (em média R$ 35 reais) cobre somente o salário dos professores e despesas administrativas. Se quiser abençoar diretamente as crianças, me procure. Qualquer quantia fará a diferença. As aulas irão começar no dia 27 de setembro.

 

Igrejas

Neste mês, consegui ir em duas igrejas da capital: Plack 2 e São Paulo. Ano passado congregamos no Plack 2, mas agora vamos estar mais junto com o pessoal do São Paulo. Muito bom ver que os irmãos estão firmes e que o trabalho continua crescendo. Nosso objetivo permanece sendo fazer visitas às demais igrejas do país e oferecer treinamentos nas áreas mais defasadas, com foco sempre no ensino bíblico e na plantação de igrejas. O alvo é capacitar cada discípulo de Jesus para ser um fazedor de discípulos. Ainda iremos fazer essa agenda, que está prejudicada pela pandemia. As reuniões religiosas estão proibidas até o dia 10 de setembro.

 

 

Pandemia

Infelizmente, os dados da pandemia não estão bons por aqui. Com a chegada da variante delta, houve um crescimento considerável no número de casos e mortes. Somente em agosto o numero de mortes saltou de 70 para 120 e os casos de infecção de 517 para 822. Isso fez com que o governo decretasse Estado de Calamidade, de 27 de agosto a 10 de setembro, com medidas mais duras como toque de recolher das 20h às 5h; diminuição do horário de funcionamento de mercados e feiras, proibição da entrada e saída de pessoas da região de Bissau. Apesar da oferta de vacinas (o governo tem recebido diversas doações), os guineenses resistem a vacinação. Existem muitas fakenews, que prejudicam o processo. Temos incentivado os irmãos a vacinarem. E estamos ansiosas esperando pela nossa segunda dose em outubro. Ore conosco para que haja aceitação da vacinação e para que os casos diminuam.

Motivos de Gratidão:

*Pela chegada em Guiné Bissau e readaptação neste primeiro mês.
*Pela conclusão do curso de Integração Missionária.
*Pela construção das novas salas da Escola Cristã Betel.
*Pela Igreja de Cristo em GB – Mesmo diante da pandemia, a igreja continua crescendo e se desenvolvendo.

Motivos de Oração:

*Pela saúde física e emocional. Que mesmo diante do crescimento dos casos de Covid, sejamos guardadas.
*Pelo ano letivo da Escola Cristã Betel. A aulas começam no dia 27 de setembro. Que as aulas aconteçam de forma segura. Que haja condições para a merenda escolar. Que os alunos e professores sejam bem-sucedidos.
*Pela família, amigos e igreja no Brasil. Que Deus cuide deles.
*Pela situação da Covid na Guiné Bissau, que os casos e as mortes caiam. Que a vacinação seja aceita e alcance todos os guineenses.
*Pelo trabalho que vamos desenvolver tanto na igreja quanto na escola.
*Pelo domínio da língua. Que eu não sinta vergonha de me comunicar.
*Para que a igreja continue avançando e gerando frutos. Que Deus fortaleça nossos líderes e membros.

Com carinho,
Ana Paula Dourado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.