Bissau, 11 de janeiro de 2023
“N na konta kuma ku bu sedu justu; N na fala di bu salbason tudu ora, nin si i mas di ki N intindi. N na sai pa konta kusas di puder ku bu fasi, Siñor Deus; N na anuncia kuma abo i justu, abo son”
(Salmus 71.15-16)
“A minha boca proclamará a tua justiça; o dia inteiro contarei os feitos da tua salvação, ainda que eu não saiba o seu número. Irei na força do Senhor Deus, anunciarei a tua justiça, a tua somente.” (Salmos 71.15-16)
Mais um ano se findou e os meus olhos puderam contemplar o agir e as bênçãos de Deus sobre a minha vida e Guiné-Bissau. Por isso, as palavras do Salmista acima são a declaração do meu coração: “Eu proclamarei a justiça do Senhor e compartilharei sem cessar seus inúmeros atos de salvação”. Este relatório é para contar sobre todas essas bênçãos para que vocês possam louvar e adorar ao Senhor comigo. Saibam que tudo que aconteceu no meu último mês e em 2022 contou com a sua presente oração e apoio. Então, meu muito obrigada!
O mês de dezembro passou voando. Terminamos o trimestre na escola e celebramos com uma festa de Natal. Aqui festa é sinônimo de comida gostosa, brindes e muita brincadeira. Foi um momento especial com as crianças. Na minha disciplina, Português, as crianças têm se desenvolvido. O ensino da língua é desafiador, mas os progressos são perceptíveis. Louve ao Senhor comigo! Nos projetos paralelos de Educação, finalizei o segundo semestre na Escola Superior de Comunicação e Jornalismo (ESCS). Meus alunos se desenvolveram bastante. Muito bom ver como eles têm dominado a língua. E, também, no Projeto Educação para a Vida (foto) ministrei aulas para o curso dos nacionais e dos professores. Ensinar adultos tem sido muito bom. Estou muito grata a Deus por essa oportunidade. Nas igrejas, servimos aos irmãos de São Paulo.
Retrospectiva 2022
O ano de 2022 começou muito desafiador. Foi um ano de emoções afloradas: chorei muito, muito mesmo. Mas, como diz o Salmo: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. Depois da tristeza, voltou a alegria. E durante todo esse processo, eu não questionei o meu chamado. Na verdade, ele foi confirmado. Apesar dos pesares, eu tive e tenho a certeza de que era para estar aqui. Na minha fragilidade, Deus trabalhou minha dependência e minha força. Eu, sem dúvida, me tornei mais forte. A minha palavra para este ano: FORTE. Grata a Deus pelo processo, pelo amadurecimento e por chegar até aqui. Valeu a pena! Compartilho agora os fatos mais especiais do ano. Celebre comigo!!!
Janeiro – No primeiro mês do ano, recebemos as visitas da Vânia e Nicole. Durante 22 dias, elas estiveram aqui e compartilharam muitos bons momentos. Receber nosso povo revigora a nossa alegria e força. As meninas nos abençoaram servindo às igrejas e a Escola Cristã Betel. Obrigada!
Fevereiro – Eu aceitei o desafio de dar aulas de Português para adultos. A experiência foi maravilhosa e já estou indo para o terceiro semestre. A educação tem sido uma das portas que Deus tem aberto para mim. Com isso, posso atingir novas pessoas, gerar novos relacionamentos e compartilhar Jesus através da minha vida e testemunho.
Março – Participei pela primeira vez do Congresso de Jovens das Igrejas de Cristo da Guiné-Bissau. Aqui acampamos com direito a barraca, acordar de madrugada, ter culto de manhã de tarde e de noite. Me lembrou meus primeiros Comic. Foi diferente e bem desafiador.
Abril – Nós iniciamos a construção da nossa cozinha. É a primeira vez que a cozinha é um ambiente fechado. Isso graças às ofertas de queridos irmãos brasileiros. Aqui, temos muitas necessidades, mas contemplamos milagres e a realização de sonhos. A cozinha da Escola é um sonho que se tornou real. Obrigada por orarem e ofertarem na vida de nossas crianças.
Maio – Realizei o sonho de participar do 1º de maio em Bulol, uma península no Norte da Guiné-Bissau, que se chega depois de uma viagem de três horas de barco. O acampamento é de quatro dias e temos a oportunidade de ver como o evangelho tem transformado vidas nessa região do país. Tive a alegria de ministrar e dali surgiu uma campanha para construção de um Poço. A oferta já está com o pastor e logo a obra será realizada. Muito obrigada.
Junho – Finalizamos também nosso ciclo anual de treinamento de professores do Projeto Educação para a Vida Guiné-Bissau. Tenho visto de perto como a educação é uma poderosa ferramenta de evangelização. Na Escola Betel, temos diversos testemunhos de crianças e famílias que foram alcançadas por meio da Educação por Princípios. Investimos neste método, pois nosso objetivo é alcançar as crianças e suas famílias para Jesus. Um ensino de qualidade é nosso meio, mas a salvação é o nosso objetivo final.
Julho – Eu viajei para o Brasil. Reencontrei minha família, amigos e irmãos. Foi um tempo de recarregar as baterias. Participei da Blitz e pude testemunhar o que Deus tem feito em mim e através de mim aqui em Guiné-Bissau. Além de visitar e ministrar em várias igrejas. Foi um tempo muito precioso.
Agosto – No Brasil, participei do casamento de dois amigos queridos e estive com minha família e igreja. Descansando e cuidando da saúde para servir melhor no meu retorno à Bissau. Os meses de férias foram necessários e renovadores.
Setembro – Retornei para Guiné-Bissau e recebi uma linda homenagem. Ganhei uma mini Ana Paula. Os pastores da Igreja de Cristo do Plack 2, Caetano e Diolinda, deram meu nome para a sua quarta filha. Fiquei muito feliz e honrada. Que a Ana Paulinha seja uma bênção para a sua família, Guiné-Bissau e para o mundo.
Outubro – Eu compartilhei a história do meu pé de mamão, mostrando que Deus faz frutificar. Nosso papel é lançar sementes e nunca desistir. Agora, já estamos quase saboreando os frutos. Vale a pena trabalhar para o Senhor. A colheita virá.
Novembro – Recebemos a visita das pastoras Renata Cabral e Derlani Fife e realizamos o 2º Congresso de Mulheres e Meninas das Igrejas de Cristo na Guiné-Bissau, com o tema Identidade Feminina. Foram três dias maravilhosos. Além de passar 12 dias com as pastoras. Um tempo de compartilhar alegrias, desafios e se divertir muito. Ansiosa para um reencontro.
Dezembro – Depois de finalizar o trimestre da escola e de um ano muito intenso, tiramos uma semana de férias na praia. Fomos eu, Adriana e um casal de amigos missionários, Hebert e Desirê. Um tempo de descanso e de começar a pensar no novo ano e desafios. 2023 será o ano da alegria!
Motivos de Gratidão:
*Por todas as bênçãos e conquistas de 2022;
*Pelas Igrejas de Cristo em Guiné-Bissau e pelo trabalho que tem sido feito;
*Pelas oportunidades que Deus tem me dado na área da educação;
*Pelo fim do primeiro trimestre e desempenho das crianças e adultos;
*Pelo trabalho missionário aqui e pelo agir de Deus.
Motivos de Oração:
*Pela Escola Cristã Betel (alunos, professores e famílias) e pelo projeto da horta;
*Pela saúde física e emocional;
*Pelo trabalho que estamos desenvolvendo tanto na igreja quanto na escola;
*Pelo trabalho com os adolescentes da Igreja de Cristo São Paulo;
*Pelo domínio da língua crioula. Que eu não sinta vergonha de me comunicar.
*Para que a igreja continue avançando e gerando frutos. Que Deus fortaleça nossos líderes e membros.
Com carinho, Ana Paula Dourado Valença
Contribuições: Banco do Brasil – Ag: 1230-0 / Conta: 107036-3 / Pix: 00385830114 (CPF)
Contato: anapauladourado.valenca@gmail.com