INICIAL > Projeto África Oeste > Projeto Guiné Bissau (Africa Oeste) – Maio 2020

Projeto Guiné Bissau (Africa Oeste) – Maio 2020

Bissau, 1º de junho de 2020

Fabur di no Siñor Jesus Kristu ta sta ku bos tudu. (No crioulo guineense: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês)

Olá queridos (as), trago as notícias de mais um mês que passou aqui na Guiné Bissau. Estamos há 75 dias em isolamento social e sem aulas na Escola Cristã Betel e reuniões nas igrejas. A falta de acesso à tecnologia nos impede de interagir com os irmãos por meio de cultos on line, mas oramos e cremos que eles estão sendo fortalecidos no Senhor. As saudades das crianças são enormes, assim como a preocupação com o ano letivo. Ainda não foi sinalizada nenhuma saída. Mas, continuamos orando para que os prejuízos sejam os menores possíveis. Com o apoio dos irmãos brasileiros temos alcançado muitas famílias por meio da Campanha do Arroz. Deus tem nos dado estratégias para sermos benção para esse povo neste momento de escassez.

Cenário atual

Até o momento, são de 1.256 casos de Covid-19 na Guiné Bissau, com 42 recuperações e oito óbitos. Os números aumentaram muito nas últimas semanas. Apesar de ainda estarmos em estado de emergência até o dia 10 de junho, algumas medidas de relaxamento foram adotadas. As fronteiras internacionais foram reabertas. Já é permitido sair do país e a entrada só é possível com um teste negativo rápido para Covid-19. Os transportes públicos (toca-tocas

e táxis) foram liberados com limitação de passageiros. Enquanto o horário de compras estendeu de 7h às 18h e toque de recolher continua de 20h às 6h. As ruas estão bastante cheias e a tendência é de piorar.

Máscaras solidárias

Como compartilhei no mês passado, a estratégia das máscaras tem sido bastante eficaz. Agora o uso de máscara é obrigatório em todo o território nacional. Então essa tem sido uma maneira de ajudar os guineenses a se protegerem do vírus. E a procura tem aumentado. Já consegui abençoar dezenas de adultos e crianças e a produção está a todo vapor.

“Campanha do Arroz”

A estratégia da “Campanha do Arroz” foi abraçada pelos nossos amigos e irmãos brasileiros e, por isso, já conseguimos abençoar 89 famílias de oito Igrejas de Cristo (Plack 2, Bairro Militar, São Paulo, Quinicham, Tchacal, Buba, Ntus e Cachéu) em todo o país. Além de 110 alunos da Escola Cristã Betel. No total, foram doadas 2 toneladas e 800 quilos de arroz, além de 110 latinhas de sardinha e tempero. Ainda vamos abençoar mais irmãos. Uma nova etapa de doações será realizada no mês de junho. Somos muito gratos à solidariedade brasileira e irmãos no exterior. Com certeza, esse auxílio chegou num momento bem oportuno. Se quiser fazer parte desse projeto ainda dá tempo, me procure!

Doações para Igreja de Cristo do Plack 2 (esquerda), Bairro São Paulo (centro) e Escola Cristã Betel (direita).

Conseguimos novamente uma oferta do Programa Educacional de Desenvolvimento Escolar (Pede) e do Programa Educação para a Vida em Guiné Bissau, em parceria com a ONG holandesa Children Asking. Desta vez, podemos abençoar as crianças da Escola Betel em Ntus. São muitas vidas tocadas por Deus!

Motivos de Oração:

•Ore por minha saúde física e emocional e por meus familiares no Brasil.
•Ore pelos governantes. Que sejam sábios e trabalhem pelo povo.
•Ore pelo povo guineense, sobretudo pelos cristãos. Que Deus os fortaleça!
•Ore pela economia do país. Que não haja fome e escassez.
•Ore pela educação. Que as crianças não sejam tão prejudicadas.
•Ore por meus parceiros e mantenedores. Que Deus os abençoe e sustente.

Com amor, Ana Paula Dourado Valença

Contribuições: Banco do Brasil – Agência: 2883-5/Conta: 7036-X (troque o X pelo zero se necessário) – CPF: 003.858.301-14

O que somos?*

Você já se maravilhou com uma invenção e se perguntou: “Como isso funciona?”. Talvez, você até fez perguntas importantes sobre a sua própria vida. “De onde eu vim? O que somos? Onde estamos indo?” (Tente digitar isso no Google. É o título de uma pintura famosa.) Nestes tempos loucos, muitos têm feito perguntas profundas. Surpreendentemente, muitos de nossos trabalhadores estão encontrando mais do que nunca um número crescente de portas abertas. A parte legal é que nossa organização é abençoada com um grupo de pessoas realmente inteligentes que conhecem respostas a tantas perguntas importantes, mais do que uma pintura poderia ilustrar. Graças a você, essas pessoas verdadeiramente inteligentes são capazes de compartilhar as boas notícias de Deus – uma grande marca em tempos como estes. Obrigada pela sua parceira e visão compartilhada mesmo em tempos difíceis, o que, estranhamente, muitas vezes acabam moldando nossas vidas. *Doug Lucas (Presidente da Team Expansion)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.