Bissau, 10 de maio de 2023
“Tudu kusa ten si ora markadu; i ten un tempu sertu pa tudu kusa ku ta fasidu bas di seu” (Eklesiastis 3.1)
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3.1)
Meu relatório em áudio
Olá amigos e parceiros de ministério. Inicio meu relatório de abril trazendo uma breve reflexão sobre esse texto de Salomão. A nossa vida é marcada por estações e acontecimentos. E comigo, sobretudo aqui na África, tem sido tempo de muitas novidades e aprendizados. Independente de qual tempo e estação você esteja vivendo creia nas palavras no apóstolo Paulo que fiz: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8.28). Creia na soberania do Senhor que tem o tempo em suas mãos e que prepara para nós as melhores coisas. Todos os meses, vocês podem ver o tempo que Deus tem preparado para mim aqui em Guiné- Bissau. Muito obrigada pela parceira. Como eu gosto de dizer, o trabalho missionário é um trabalho de equipe. Somos, eu e vocês à serviço do reino na África Oeste.
Excelente notícia!!!!!!!
Finalmente trago a vocês notícias do poço de água em Bulol. Um ano depois, meus olhos estão vendo a bênção que é esse poço aqui (foto). Isso é graças à Deus, que é a nossa fonte de água viva e nos dá olhos pra ver e coração para sentir, e a você que orou e, sobretudo, ofertou. Aonde o reino de Deus chega há progresso. Pois, Jesus é Sozo, salvação completa para a nossa alma, corpo e espírito. Ele se preocupa com as nossas necessidades. E reparte seu coração para a gente ver e sentir. Eu vi e senti, vocês ouviram e sentiram. Obrigada! Não existem palavras para agradecer. É incrível e poderoso como podemos fazer e mudar o mundo juntos, com o nosso trabalho, nossas orações e nossas contribuições. Ainda existe muito a se fazer. Mas, hoje é só para vocês se alegrarem conosco. Mais uma vez: obrigada! Deus fez aqui por meio de vocês!
Dia a Dia
Começamos o mês participando de uma Cruzada Evangelística. Durante quatro dias, diversas igrejas de Guiné-Bissau se reuniram para ministrar salvação e cura. Eu e Adriana participamos de dois dias e foi tremendo. Podemos louvar, orar e clamar a Deus por esse país. Se junte a nós. Guiné-Bissau precisa muito de Jesus. Infelizmente, mais de 80% da população é muçulmana e animista. Os cristãos somam menos de 10% entre católicos e protestantes. Muito Deus tem feito, mas ainda a seara é grande.
De 7 a 9 de abril, eu participei pela primeira vez da Assembleia das Igrejas de Cristo na Guiné-Bissau. Representantes de todas as nossas igrejas no país se reuniram na Missão para falar sobre o tema: “Obreiro aprovado”. Foi muito bom estar com todos e ainda tivemos um batismo. Dez irmãos das Igrejas de Cristo de Plack 2 e Bairro Militar nasceram de novo (foto). Fiquei muito feliz, em especial porque três alunos meus estavam entre eles, Olivaz, Filipe e Jeremias. Que Deus abençoe a trajetória cristã deles.
Na Escola Cristã Betel, demos o start na nossa tão sonhada horta. Os alunos (foto), com a supervisão do Pastor Jeconias, agrônomo que está no auxiliando, já começaram a limpeza do terreno e fazer os primeiros canteiros. Estou muito feliz com a voluntariedade e disposição dos alunos. Eu tenho me somado a eles e já sonho com as verduras na alimentação de nossas crianças. Ore por esse projeto. Precisamos de ofertas específicas. Se você quiser colaborar especificamente com esse projeto, me procure. Nas aulas, seguimos para os últimos dois meses do ano letivo. Os alunos entraram no ritmo e agora é dar um gás total. Ore por eles. Por entendimento e dedicação. Nos projetos paralelos de Educação, sigo com as classes do Projeto Educação para a Vida e com o Curso de Nacionais. Na faculdade, ainda estamos parados esperando a liberação das aulas. Creio que nesse próximo mês retomaremos a normalidade.
Tempo de Cozinhar…
Todas as coisas acontecem no tempo que devem acontecer. No campo missionário, tenho vivido uma temporada de muitas descobertas. Aqui, estou vivendo o tempo de cozinhar… Eu volta e meia compartilho das minhas novas experiências nessa vida de aprender. Parece bobo. Uau, mas qual é a novidade de saber fazer isso ou aquilo? Alguns devem pensar. A resposta é que o tempo às vezes é diferente para cada um.
Eu entrei na faculdade com 17 anos. Me formei com 22 e tive uma carreira intensa por quase 15 anos. Minha vida era sair de casa pela manhã, trabalhar o dia todo e voltar somente de noite. Juntamente com uma atividade intensa paralela na igreja. Aprendi, a fazer textos, entrevistas, reportagens, release, ministrações e estudos bíblicos como ninguém. Eu não tinha tempo para cuidar de casa, cozinhar… Aliás nem era falta de tempo… eu tinha alguém que fazia tudo isso pra mim. Lembro que pensava que não sabia cozinhar, não era boa na cozinha como minha mãe. Era triste, mas era o que eu acreditava. Mas, na verdade, eu descobri que eu estava vivendo o tempo de estudar, tempo de me dedicar à carreira, tempo de me preparar para o futuro que está aqui. Hoje, eu celebro o tempo de cozinhar: arroz, macarrão, frango, carne, batata, strogonoff, salpicão, bolo de cenoura, chocolate, fubá, milho, maçã, coco e banana… celebro fazer doce de leite, de coco, de hibisco… e minha última aquisição: pão de queijo. Nessa última, celebração ouvi do meu pai a seguinte frase: “Agora é você que vai herdar o caderno de receitas da mamãe!”. Que alegria! Posso celebrar que herdei essa boa mão da minha mãe… neste caso: filha de cozinheira, cozinheira é!
Essa história toda da minha vida para compartilhar que sempre há tempo de aprender e viver novas temporadas….A vida é de novidades. E de repetições também… Além do tempo de cozinhar, continua sendo tempo de estudar, de ensinar, de escrever e de trabalhar e muitooo! Aproveite todos os tempos.
Aprenda, faça algo novo ou tudo igual. E aí, hoje é seu tempo de…?
Meu mês em fotos…
Motivos de Gratidão:
*Pela saúde e cuidado do Senhor com as nossas vidas.
*Pelas Igrejas de Cristo em Guiné-Bissau e pelo trabalho que tem sido feito.
*Pelo Poço de Bulol.
*Pelo início da horta.
*Pelo batismo de 10 irmãos.
Motivos de Oração:
*Pela Escola Cristã Betel (alunos, professores e famílias) e pelo projeto da horta;
*Pela saúde física e emocional;
*Pelo trabalho que estamos desenvolvendo tanto na igreja quanto na escola;
*Pelo domínio da língua crioula. Que eu não sinta vergonha de me comunicar.
*Para que a igreja continue avançando e gerando frutos. Que Deus fortaleça nossos líderes e membros.
Com carinho,
Ana Paula Dourado Valença
(Contribuições: Banco do Brasil – Ag: 1230-0 / Conta: 107036-3 / Pix: 00385830114 (CPF)