INICIAL > Projeto África Oeste > Projeto Guiné Bissau (África Oeste) – Março 2022

Projeto Guiné Bissau (África Oeste) – Março 2022

 

Bissau, 07 de março de 2022

“Ora ku stranjeru bin mora na bo tera, ka bo maltratal. Stranjeru ku mora ku bos i ten ku sedu tratadu suma nativu. Bu na amal suma bu kabesa propi, pabia bo seduba stranjerus na tera di Ejitu. Ami N sedu Siñor bo Deus” (Sirmonias 19.33-34)

“Quando um estrangeiro viver na terra de vocês, não o maltratem. O estrangeiro residente que viver com vocês deverá ser tratado como o natural da terra. Amem-no como a si mesmos, pois vocês foram estrangeiros no Egito. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.” (Levítico‬ ‭19:33-34‬)‬

Olá queridos amigos e parceiro de ministério. Seguem notícias de fevereiro, meu sétimo mês aqui, nesta segunda temporada. Obrigada pela parceira neste projeto seja com as suas orações ou ofertas. Como eu não canso de repetir, o trabalho missionário é um trabalho em equipe. Somos, eu e vocês, juntos, na expansão do Reino de Deus aqui na África Oeste. Para iniciar meu relatório, gostaria de compartilhar uma reflexão sobre ser estrangeiro. Nós, missionários transculturais, somos forasteiros e temos que lidar diariamente com a dor e a delícia de sermos diferentes. Como as orientações do texto acima, podemos perceber que o Senhor sabia das dificuldades de viver em terras diferentes e orientou seu povo a cuidar dos estrangeiros. Essa reflexão é atual e para nós em um mundo de estrangeiros e refugiados. Que a Palavra de Deus toque seu coração para que você abrace os que estão em terras distantes das suas.

 

Estrangeira

Ser missionário transcultural é ser sempre um estrangeiro. Apesar de todo o esforço de pertencer, parecer, se igualar… seremos sempre estrangeiros. Nesses meses de África, tenho sentido na pele o que é ser estrangeiro. Aqui, como eu sempre digo, está na cara ou melhor na pele. Aonde eu for, sempre vou ouvir um “Branco” … isso faz parte. Existe beleza na diversidade. Mas, às vezes cansa ser diferente. Você precisa se esforçar muito para que essa diferença não seja algo que afaste e sim te aproxime. Eu tenho tentado muito isso. Mas, quando eu penso que consegui, fica mais difícil.

Deus sempre soube que seria assim e orientou o seu povo a amar, não maltratar e tratar o forasteiro como natural da terra. Eu sei que não é fácil aceitar e amar o diferente, mas esse conselho do Senhor para o povo de Israel deve ser seguido por nós. No esforço de pertencer, eu estou disposta a amar o que não é familiar. E em outra cultura, isso é testado nos mínimos detalhes… a maneira que se veste, come, dorme, toma banho…coisas simples, mas que fazem diferença.
Esse tem sido meu desafio em terras estranhas, ser aceita e aceitar. Hoje no lugar do outro, consigo entender a necessidade que o estrangeiro, o imigrante tem de ser recebido e amado. Por isso, ore por eles e, sobretudo, como diz o Senhor os ame e os trate como da terra. Ninguém sabe quando o mundo vai mudar e você será aquele que estará em um lugar diferente! Viver missões é isso… é viver situações novas, se adaptar, sofrer, regozijar. Porém, ter a certeza de que Deus está… e Ele é o nosso Pai. A nossa família. Com Ele não somos estrangeiros, somos filhos.

 

Escola Cristã Betel

O mês de fevereiro foi mais tranquilo. Depois de um mês com visitas, voltamos para a nossa rotina. Na Escola Cristã Betel, comemoramos no dia 17, o Dia dos Professores. A data é celebrada em homenagem ao professor Areolino Lopes da Cruz, que morreu nesta data tentando salvar seus alunos de um bombardeamento, durante a guerra da independência em 1964. Assim como esse herói nacional, milhares de professores tem gastado suas vidas para ensinar e mudar o destino das crianças da Guiné Bissau. Para mim, tem sido um desafio pessoal e tanto ensinar. Mas, Deus tem dado sua graça e favor. Ore pelos professores e funcionários da Escola Cristã Betel, que diariamente se esforçam para ensinar e mudar o destino dos nossos 228 alunos.

Igrejas

Neste mês, frequentamos os cultos da Igreja de Cristo São Paulo, aos domingos, e nas quartas-feiras, o culto de oração da Igreja de Cristo do Plack 2. No dia 23, tive a oportunidade de compartilhar com os irmãos sobre Esperança. Além disso, participamos do Acampamento de Jovens, na cidade de Cacheu. O evento acontece todos os anos na época de Carnaval. Foi minha primeira experiência nestes tipos de acampamento. Foi um tanto novo e diferente. O tema abordado foi “Com Jesus é possível vencer o pecado”. Que os jovens realmente aprendam que só com Jesus é possível viver em santidade.

Meu mês em fotos…

Faça o que precisa ser feito

Nessa aventura missionária tenho vivido muitas experiências. Quando só se tem você ou você, é preciso fazer o que precisa ser feito. A novidade é que matei um rato. Sim, matei um rato dentro do meu quarto. O bendito apareceu e eu fiz o que precisava ser feito. Taquei uma vassourada nele e acertei!!!! Pobre do rato. Morreu… e já tiveram baratas, aranhas, cobras no meio do caminho. A gente grita, corre, mas no final das contas não quer ter a companhia de um rato, né? Tem que matá-lo. Coragem!!! Quantas coisas, tenho superado nesse período. Como diz o ditado: matando um leão por dia… aqui são baratas, aranhas e ratos. Das cobras, eu quero fugir. A moral da história é que tem coisas que precisam ser feitas. Medos que precisam ser superados… e você vai conseguir! Eu consegui! Quando o Senhor diz para Josué: “Não te mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” (Josué‬ ‭1:9‬), está dizendo para ele fazer o que precisava ser feito. Isso que é coragem!!! Faça o que precisa ser feito e saiba que Deus é contigo. Deus estava aqui, com certeza rindo do meu jeito destrambelhado. Mas, orgulhoso desta filha aqui, que tem superado seus medos e feito o que precisa ser feito. E você? Está fazendo? Tenha coragem!‬

Motivos de Gratidão:

*Pela saúde e cuidado do Senhor com as nossas vidas. Pelo livramento e cuidado em tempos como esse.
*Pelo Acampamento de Jovens das Igrejas de Cristo da Guiné Bissau. Que os jovens continuem escolhendo uma vida que agrada ao Senhor.
*Pelas Igrejas de Cristo em Guiné Bissau e pelo trabalho que tem sido feito.
*Pelas oportunidades que Deus tem me dado na área da educação.

Motivos de Oração:

*Pela saúde física e emocional. Que sejamos guardadas.
*Pela saúde e completa recuperação do Pr. Timothy Shields.
*Pela situação política. Que não haja mais nenhuma tentativa de Golpe e nem conflitos. Que haja paz e Deus guarde todos os guineenses e estrangeiros aqui.
*Pela família, amigos e igreja no Brasil. Que Deus cuide deles.
*Pelo trabalho que estamos desenvolvendo tanto na igreja quanto na escola.
*Pelo domínio da língua crioula. Que eu não sinta vergonha de me comunicar.
*Para que a igreja continue avançando e gerando frutos. Que Deus fortaleça nossos líderes e membros.

Com carinho,
Ana Paula Dourado Valença
Contribuições:
Banco do Brasil – Ag: 1230-0 / Conta: 107036-3 / Pix: 00385830114 (CPF)
Contato: anapauladourado.valenca@gmail.com

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.