INICIAL > Projeto África Oeste > Projeto Guiné Bissau (Africa Oeste) – Setembro 2020 (2)

Projeto Guiné Bissau (Africa Oeste) – Setembro 2020 (2)

Bissau, 02 de outubro de 2020

“Omi pudi fasi planus, ma rasposta sertu ta bin di SIÑOR. Omi pudi pensa kuma tudu ki fasi i bom, ma SIÑOR na pesa si motivus na balansu. Ntrega kusas ku bu fasi na mon di SIÑOR; asin bu planus na bai dianti” (Ditus 16.1-3)

(“O coração do ser humano pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor. Todos os caminhos de uma pessoa são puros aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda o espírito. Entregue as suas obras ao Senhor, e o que você tem planejado se realizará – Provérbios 16.1-3”)

Olá queridos amigos (as) e parceiros (as)! Começo meu relatório meditando sobre essa verdade de Salomão. Os planos do Senhor são infinitamente melhores que os nossos. Eu experimentei dessa bondade e favor de Deus ao longo desses um ano e 15 dias no campo missionário. Isso mesmo, UM ANO. Gostaria de compartilhar com você a minha gratidão e aprendizado. Foram 381 dias incríveis. Obrigada por sua parceira ao longo desses meses. Com certeza, nada disso seria possível sem as suas orações e contribuições. Findo esse primeiro ciclo com a sensação de dever cumprido e gostinho de quero mais.

Foram muitas experiências e sentimentos que seriam necessárias muitas páginas para dividir e expressar, mas o mais importante de tudo isso é saber que Deus se fez presente em cada segundo. Vale a pena dizer sim para o chamado do Senhor. Ele envia, ele sustenta, ele cuida. Se eu pudesse dar um conselho depois de todo esse tempo seria: OBEDEÇA! A direção e o mover que Deus tem para a sua vida vão trazer paz e vão preencher seu coração e sua vida de contentamento.

Legado

Foi um mês de muito trabalho e dedicação. Tive a oportunidade de conhecer no dia 20 de setembro, a primeira Igreja de Cristo fundada na Guiné Bissau pelos pastores Luciano e Andreia em janeiro de 2002, a Igreja de Cristo de Cachéu. Ainda tive a alegria de partilhar a palavra com os irmãos. Isso me fez pensar muito a respeito de legado. O que será que temos plantado? O que será que deixaremos para as próximas gerações? Hoje os meus olhos contemplam o lindo legado de Luciano e Andreia e as minhas mãos trabalham para deixar algo neste país. E você? Reflita sobre isso e faça a sua parte.

 

Milagres

Seis meses no campo e começa uma pandemia. Você dentro de casa, seus planos paralisados. O que fazer? Se desesperar? Voltar pra casa? Continuar? Todos esses cenários eram possíveis, mas eu ousei além de permanecer e continuar, sonhar e fazer a diferença. E dentro de um quarto, em total distanciamento, surgiu em meu coração um sonho ousado. Compartilhei com um grande e bom amigo e ele disse que estaria contigo. Foi aí que surgiu a Campanha do Arroz. O plano era abençoar as famílias da igreja durante um mês, no máximo dois. Mas, Deus tinha muito mais para esse povo tão amado. E na primeira semana de outubro, entregaremos para igrejas de nove regiões do país e a Escola Cristã Betel mais 5 toneladas e 150 quilos de Arroz. E finalizando esse projeto, somamos durante os cinco meses 13 toneladas e 325 quilos de arroz, mais 245 latas de sardinha e tempero. Nem nos meus melhores sonhos, eu imaginaria tamanho alcance. Nossos sonhos em Deus podem ser surpreendentes. Minha gratidão à igreja e aos amigos brasileiros e americanos por semearem e abençoarem nossos irmãos guineenses. Eles se sentiram muito amados. Nas palavras de um líder, eu tive a emoção de ouvir: “Vocês fizeram algo que nenhum outro pastor ou líder das nossas igrejas fez, que foi nos fazer sentir amados e cuidados pela igreja no Brasil e nos EUA”. Essas palavras encheram meu coração. Eles entenderam que são amados por Deus e por nós.

Brasil aí vamos nós!

Compramos nossas passagens (eu, Drica e Mayara) e vamos para o Brasil no dia 17 de outubro. Gostaria de agradecer as orações. Agora é arrumar as malas, deixar tudo preparado, fazer o teste de Covid e embarcar. Continuem orando por esses planos. Como planejado, finalizo meu primeiro ano e meu projeto. Meu objetivo é retornar juntamente com a Adriana, no mês de abril, para um novo ciclo. Mayara segue para outros planos. Eu estou preparando o novo projeto e começando o levantamento do meu sustento. Conto com as suas orações e suporte. Se Deus colocar em seu coração se associar ao meu ministério fazendo parte dos meus mantenedores, me procure.

Motivos de Oração:

*ANA PAULA– Ore por minha saúde física e emocional e por meus familiares no Brasil. Ore pelos próximos passos. Que Deus abra as portas e que pessoas se associem ao meu ministério. Ore por minha igreja e parceiros de ministério. Que Deus abençoe!
*RETORNO AO BRASIL– Ore por nossa viagem de retorno. Pelos preparativos. Temos ainda que fazer teste de Covid, que o Senhor nos proteja e o resultado seja negativo. Serão dois voos e 35 horas no total. Que Deus nos guarde e que cheguemos bem em casa.
*IGREJA– Ore para que Deus abençoe nossos líderes e igrejas. Que os irmãos sejam fortalecidos e que a expansão do evangelho continue na Guiné Bissau.
*ESCOLA– Ore pelo próximo ano letivo, que começa nesta segunda-feira (5). Ore pelos professores. Esse ano, eles ficarão sem nenhum apoio de brasileiros até abril de 2021. Por causa, da pandemia e da volta ao Brasil não vou poder lecionar. Mas, quero fazer o contra turno, com aulas de reforço, e abrir um projeto de alfabetização de adultos quando voltar.
*ECONOMIA– Ore para que não haja fome. Que haja solidariedade e que a ajuda continue chegando aos que mais necessitam.

Motivos de Gratidão:

*CAMPANHA DO ARROZ – Finalizamos a Campanha com um resultado surpreendente: 13 toneladas e 325 quilos de arroz, que abençoaram centenas de famílias e crianças.
*PASSAGENS PARA O BRASIL – Vamos as três para o Brasil. Drica retorna depois de três anos e três
meses no campo para um merecido descanso.
*SAÚDE – Mesmo diante do caos que o mundo enfrenta, nós (Eu, Adriana e Mayara) estamos saudáveis e nossos familiares no Brasil também.

Com carinho,

Palavra do presidente da Team Expansion*

Em Gênesis 50:20, José olha para seus irmãos (aqueles que venderam José a uma rede de tráfico humano) e disse, calmamente: “Vocês, na verdade, planejaram o mal contra mim, mas Deus usou para o bem.” Claro que, nesta passagem, ficou claro “no retrovisor” que Deus tinha conseguido colocar José em uma posição de influência muito além de qualquer coisa que seus pobres irmãos jamais imaginariam. Mas, neste ano louco de angústia e caos, o que pode se fundir para sempre? Uma coisa ficou clara para nós ao redor do mundo: esses tempos estressantes estão fazendo com que as pessoas façam perguntas. A grande parte é – o Reino de Cristo oferece as melhores respostas para um mundo em perigo. Obrigado por sua parceria e visão compartilhada, mesmo em tempos difíceis. (Assista a este vídeo para ver como Deus tem trabalhado durante os primeiros seis meses de 2020: http://teamexpansion.watch/2020review .)

*Doug Lucas

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.