Projeto Guiné Bissau (Africa Oeste) – Dezembro 2019

PROJETO GUINÉ-BISSAU

Bissau, 02 de dezembro de 2019.

Olá queridos amigos, irmãos e parceiros,

Depois de um mês, estou aqui para apresentar eu relatório do mês de novembro do Projeto Guiné Bissau. Estou há dois meses e meio no campo missionário e tenho vivido dias incríveis na presença de Deus. A vida começa a se estabelecer e ter ares de normalidade. As saudades tão latentes dos primeiros dias são amenizadas pela correria da vida. Que bom que com o passar do tempo, a mente e o coração se fixam no hoje e no amanhã e não no passado. Estou cheia de expectativas do que Deus vai fazer nesta nação e na minha vida. Obrigada pelas orações e contribuições. Como gosto sempre de dizer, trabalho é NOSSO. Somos eu e vocês trabalhando para o avanço do reino de Deus aqui.

E vamos falar e pensar em português!

O dia a dia escolar tem sido uma bênção. Ver o progresso de cada criança é edificante. Assim como tudo tem sido novo para mim, para eles também. É a primeira vez que eles têm contato com um professor que fala 100% de português. Apesar de ser a língua oficial, o português é restrito à escola e para uma maior assimilação do conteúdo os professores nacionais ainda usam o crioulo. Quando eu entendi isso, comecei a lidar melhor com os alunos e com as suas limitações. Ensinar é uma aventura, mas tenho me divertido muito. Já consigo ver o progresso que eles terão no futuro e isso enche meu coração de esperança e alegria.

 

Eu tenho sido abraçada em amor e aquele versículo que Jesus diz: “Eis minha mãe e meus irmãos. Portanto, aquele que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mateus 12.49-50), tem sido real. Existe uma família de Deus em qualquer lugar do mundo. Eu e você nunca estaremos sós. No dia de Ações de Graças, uma data muito especial e importante nos Estados Unidos, resolvi comemorar com as crianças e pensamos por quem somos gratos. E para a minha surpresa recebi várias cartinhas dizendo o quanto eles estavam felizes com a minha presença aqui. Isso mostra que este realmente é o tempo de Deus para mim nesta nação.

 

 

 

Somos a luz do mundo!

Viver aqui na África é se deparar com problemas distantes da nossa “antiga” realidade. Algo que tem sido recorrente aqui é a falta de luz. Nos primeiros dias, foram horas, um dia no máximo. Mas, com o passar do tempo foram quatro dias e há poucos dias, uma semana no escuro. Não é fácil, mas trouxe várias lições. A vida não para, as pessoas saem de noite, fazem suas rotinas. É possível viver sem luz. Muita gente aqui em Guiné Bissau vive sem, sobretudo nas tabancas (vilas). Convivo com pessoas, que nunca tiveram luz em suas casas e seguem a vida. E a conclusão que eu cheguei é que a luz que eles realmente precisam é a luz, que Jesus deseja que sejamos. É sermos a luz que nunca se apaga, que traz esperança e vida. Que eu deseje muito mais ser a luz de Cristo brilhando aqui do que ter luz em casa. Que eu saiba que o que eu carrego tem poder para transformar eternamente a vida dos africanos. Sejamos luz! Nossos amigos e irmãos brasileiros, sabendo desse problema da luz revolveram fazer uma campanha para nos presentear com um painel solar. Se você quiser se juntar a eles, me procure. O recolhimento das ofertas será até o dia 23 de dezembro. Estamos muito felizes e gratas, pois será uma benção para melhorar nossa vida aqui.

Em dezembro e janeiro, devo ministrar meu primeiro treinamento de evangelismo e discipulado com as ferramentas do Treinamento Jônatas da Team Expansion. Será para os obreiros da Igreja de Cristo de Cachéu, do pastor Bebe Djata, que fez o treinamento no Brasil e estava orando por isso. Continuem orando por essa oportunidade e para que Deus abra novas portas para a aplicação desses cursos. Será um importante auxílio no evangelismo e na plantação de novas. Sou grata a Deus por cada oração e palavra de incentivo. Obrigada pelo seu comprometimento e ofertas. Estamos juntos nessa missão. Que Deus os recompense.

 

Motivos de Oração

* Pelo sustento financeiro e acompanhamento espiritual.
* Pelos mantenedores e parceiros de oração. Que Deus os abençoe.
* Pela saúde física e espiritual minha e da minha família.
* Pela Escola Betel em Guiné Bissau e pelas aulas da quinta classe.
* Pelas Igrejas de Cristo em Guiné Bissau e pelo trabalho de evangelização e plantação de igrejas.
*Pelo trabalho da Team Expansion no Brasil, em Guiné Bissau e nas nações.
*Pela minha igreja local, meus pastores e irmãos em Cristo.
*Pela situação política do país. Teremos segundo turno das eleições presidenciais no dia 29 de dezembro. Que os guineenses saibam escolher e que haja paz!

Com amor, Ana Paula Dourado Valença.

Contribuições: Banco do Brasil – Agência: 2883-5 / Conta: 7036-X / CPF: 003.858.301-14

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.