INICIAL > Projeto África Oeste > Projeto Guiné Bissau (Africa Oeste) – Agosto 2020 (2)

Projeto Guiné Bissau (Africa Oeste) – Agosto 2020 (2)

Bissau, 28 de agosto de 2020

“Na bardadi, SIÑOR fasi garandi kusas pa nos; e ku manda no kontenti.” (Salmus 126.3)

(No crioulo: “Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres”)

 

Saudações queridos amigos (as) e parceiros (as)! Grandes coisas fez o Senhor e gostaria de compartilhar com vocês. O meu 11º primeiro mês chegou e não dá para acreditar que estou aqui há mais de 340 dias. Foram dias de muito aprendizado e crescimento. Estar no campo missionário em meio a uma pandemia pode ser assustador, mas muito gratificante. Tenho experimentado viver na prática as palavras do nosso mestre Jesus. Obrigada por estar ao meu lado nessa grande aventura.

Como presente de ‘mêsversário’ tive a oportunidade de pregar pela primeira vez na igreja. Que emoção! Pude compartilhar, com os irmãos da Igreja de Cristo do Plack 2, os passos para sermos seguidores de Jesus. Fiquei muito feliz e renovei a minha esperança no que Deus fará em mim e por meio de mim nesta nação. Também, podemos novamente abençoar nossos irmãos que sofrem escassez de alimento nessa época. Graças à ajuda das igrejas e amigos brasileiros e americanos distribuímos mais 4 toneladas e 500 kg de arroz para nossas igrejas e para a Escola Cristã Betel. E vamos poder ajudar novamente no mês de setembro. Se você ainda quiser participar dessa onda de generosidade, me procure.

 

Casa de Ideias

“Deus quer, o homem sonha, tudo acontece”. Hoje estou vivendo a realização de um sonho que veio do coração de Deus. Há 5 anos, durante a Blitz 2015, Deus me deu o projeto Casa de Ideias, cujo objetivo era conectar às necessidades do campo com igrejas e pessoas. Consegui fazer algumas coisas ainda no Brasil como a Campanha Natal Solidário e o Dia do Livro, que abençoaram as Igrejas de Cristo do Veredão e Sobradinho, respectivamente. E hoje estou realizando esse sonho aqui na África, conectando às necessidades dos irmãos de Guiné Bissau com irmãos e amigos no Brasil e no mundo. A Campanha do Arroz está ajudando os irmãos guineenses nesse momento de
pandemia. Até hoje foram 8 toneladas e 175 kg de arroz, mais 245 latas de sardinha e tempero. Abençoamos mais de 10 igrejas e pontos de pregação por todo o país. Isso é uma bênção. E porquê estou falando tudo isso? Porque Deus cumpre todas as suas promessas. Quando Ele coloca algo no seu coração, mesmo que pareca impossível, Ele é fiel para cumprir! Basta crer e esperar! Que essa minha experiência, te encoraje a sonhar e a viver os planos de Deus para sua vida!

 

Covid-19

Foi prorrogado por mais 15 dias, o estado de emergência no País. Até o dia 8 de setembro, medidas como o distanciamento social e o uso obrigatório de máscara continuam obrigatórios em todo o país. Segundo o último boletim, divulgado no dia 24 de agosto, são 2.205 casos de Covid-19 no país, sendo 1.127 recuperados e 34 óbitos.

 

Próximos Passos

Como informado no relatório anterior, a expectativa é de retornar ao Brasil no mês de outubro, após findar um ano do projeto. Estou aguardando a regularização dos voos. Amigos missionários que compraram voos para setembro, já tiveram suas passagens canceladas. Estou orando para que de fato as companhias aéreas comecem a operar normalmente. Sobre os próximos passos do Projeto Guiné Bissau, a ideia é voltar para o Brasil para um tempo de prestação de contas, descanso e preparo para um novo projeto de maior tempo aqui em Guiné Bissau mesmo. Conto com as suas orações e suporte. Se Deus colocar em seu coração se associar ao meu ministério fazendo parte dos meus mantenedores, me procure.

(Meu mês em fotos)

 

Motivos de Oração:

*ANA PAULA – Ore por minha saúde física e emocional e por meus familiares no Brasil. Ore pelos próximos passos. Que Deus abra as portas e que pessoas se associem ao meu ministério. Ore por minha igreja e parceiros de ministério. Que Deus abençoe!
*RETORNO AO BRASIL – A expectativa é voltar no mês de outubro. Mas, os voos ainda não estão operando regularmente. Ore para que as fronteiras áreas regressem normalmente e para que consigamos um voo para a volta para casa.
*IGREJA – Ore para que Deus abençoe os cultos e que as reuniões sejam feitas com os cuidados necessários e traga benção para as famílias. Que os irmãos sejam
fortalecidos e que a expansão do evangelho continue na Guiné Bissau.
*ESCOLA – Ore pelo próximo ano letivo, que haja planejamento e estratégia para atender as crianças mesmo em tempos de pandemia. A expectativa é que as aulas retornem na segunda quinzena de setembro. Que consigamos bons professores. Por causa, da pandemia e da volta ao Brasil não vou poder lecionar no próximo ano. Mas, pretendo fazer o contraturno, com aulas de reforço, quando retornar.
*ECONOMIA – Ore para que não haja fome. Que haja solidariedade e que a ajuda continue chegando aos que mais necessitam.

 

Motivos de Gratidão:

*CAMPANHA DO ARROZ – A campanha está sendo uma bênção. Desde abril, já ofertamos 8 toneladas e 175 quilos de arroz, que abençoaram centenas de famílias e crianças.
*FINALIZAÇÃO DO ANO LETIVO DAS CRIANÇAS – Mesmo em meio a pandemia, conseguimos finalizer o ano e todos os meus alunos do 5º ano foram aprovados!
*SAÚDE – Mesmo diante do caos que o mundo enfrenta, nós (Eu, Adriana e Mayara) estamos saudáveis e nossos familiares no Brasil também.

Com carinho,
Ana Paula Dourado Valença.

 

Agradecendo a Deus por nossos parceiros*

Todos os dias de nossas vidas, nós (o coletivo “nós”, porque somos 350 membros da equipe da Team Expansion), agradecemos aos parceiros que tornam nosso trabalho possível. Na semana passada, vi um vídeo em https://www.prayercast.com/resource-partners.html sobre pessoas como vocês, que possibilitam cruzar culturas, aprender outro idioma, mobilizar e treinar trabalhadores, compartilhar boas notícias e pagar as contas ao mesmo tempo. O vídeo é curto, mas incrível. Isso me ajudou a entender melhor como estamos todos juntos. (Espero que você tenha um momento para assisti-lo). Este é um exército maciço de pessoas que enviam, pessoas que vão, treinadores, mobilizadores e muito mais. Todos dependemos um do outro, estamos todos juntos. Então, hoje, enquanto estava no meu trabalho, agradeci ao Senhor por vocês. Deus abençoe vocês, as pessoas que enviam da Team Expansion.

*Doug Lucas, presidente da Team Expansion

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.