INICIAL > Projeto África Oeste > Projeto Guiné Bissau (África Oeste) – Outubro 2022

Projeto Guiné Bissau (África Oeste) – Outubro 2022

Bissau, 04 de outubro de 2022

“Bo ngaba Siñor, pabia el i bon. Si bondadi i pa sempri” (Salmus 136.1)
“Deem graças ao Senhor, porque Ele é bom. O seu amor dura para sempre.” (Salmos 136.1)

Relatório em áudio descrição

Saudações queridos amigos e parceiros de missão. Já estou de volta a ativa em Guiné-Bissau. Cheguei cheia de atividades e já voltei a rotina. O mês de setembro foi muito intenso, do jeito que eu gosto. Compartilho com vocês, agora, todas as atividades e bênçãos do último mês. Muito obrigada por toda a parceria nessa grande aventura. Somos, eu e vocês, trabalhando juntos para o avanço do reino aqui na África Oeste. Como diz este Salmo de Davi, o Senhor é bom e podemos provar da sua bondade dia após dia. Eu tenho visto com os meus olhos o agir de Deus aqui e a sua grande e maravilhosa bondade. As notícias desse relatório são a prova disso. Por isso, te convido a celebrar comigo.

Muitas bênçãos na Escola Cristã Betel

Como eu compartilhei no último relatório, eu cheguei no dia 3 e fui direto para a formatura do ano letivo 2021/2022. Aqui, o ano letivo começa em setembro e vai até julho. Neste ano, tivemos a formatura da pré-classe, quarto e sexto ano. Essas são classes de transição de ciclo. Muito bom ver nossos alunos crescendo no conhecimento e, também, na graça de Deus. Também, começamos no último dia 26, o novo ano letivo. Continuo como professora de Português do 6º ao 8º ano e de Valores do 7º ano. Temos muitos alunos novos e a oportunidade de pregar Jesus para as nossas crianças. Isso enche meu coração de alegria e coragem. Esse ano, temos aproximadamente
250 alunos, distribuídos em 11 classes, que vão do pré ao 8º ano. A grande novidade é que inauguramos o nosso segundo pavilhão, com duas novas salas. Essa obra é fruto de investimento da Missão Hispórtica, que apoia e investe no trabalho aqui desde o início. Nosso muito obrigada!

Outra novidade, é a construção da nossa cozinha (foto), fruto da oferta de irmãos brasileiros. Sem a colaboração do povo de Deus seria difícil proporcionar uma boa escola para nossas crianças. Louvamos a Deus pela vida de todas as pessoas que tem se engajado nessa obra. Vale muito a pena!

 

 

 

Educação a serviço do Reino

Na primeira semana do mês, nós da Escola Cristã Betel, participamos do Curso de Diretores e do 8º Fórum do Projeto Educação para Vida Guiné-Bissau, o projeto por trás da metodologia da nossa escola, a Educação por Princípios. Eu, Adriana e o diretor da Betel, Pr. Martinho, fazemos parte do grupo de capacitadores do projeto, que treina mensalmente cerca de 200 professores de 40 escolas parceiras, alcançando 6 mil crianças em todo o país. Desde de fevereiro, eu sou a diretora do projeto. Nesse evento, falamos sobre Cidadania do Reino, despertando nossos professores para exercer essa cidadania dentro da sala de aula. Contamos com uma equipe vinda do Brasil e foi uma bênção. O projeto está no país desde 2014 e a Escola Betel é uma escola modelo. No último dia, nossa aluna Joaninha, minha aluna do 7º ano, deu seu testemunho. Ela faz parte da primeira geração que está sendo formada com a mente totalmente voltada para a cosmovisão cristã. Já podemos ver os frutos. Investimento neste modelo de educação, pois ele é uma poderosa ferramenta de evangelismo. Na Escola Superior de Comunicação e Jornalismo (ESCJ), as aulas presenciais retornaram já na primeira semana do mês e tenho trabalhado para ensinar adultos a se comunicarem melhor por meio da Língua Portuguesa. Tem sido extremamente gratificador.

 

Uma linda homenagem

Apresento a vocês a Ana Paula de Guiné-Bissau! Essa bebezinha de dois meses (foto). Essa foi uma homenagem de seus pais para mim. Aqui, as pessoas colocam seu nome no filho como forma de honra. Eu fiquei muito feliz! No dia 11 de setembro, juntamente, com eles dedicamos ela ao Senhor. A minha oração é que a Ana Paulinha seja uma mulher de Deus e que seja uma bênção para Guiné-Bissau e para as nações. Que ela seja cheia do Espírito Santo. E que seja muito melhor que eu em todos os aspectos. Que responsabilidade e que honra saber que tem uma mini Ana Paula por aqui. Vale a pena! Obrigada, Senhor!

 

 

Igrejas

Neste mês, visitamos a Igreja de Cristo do Plack 2, Igreja de Cristo São Paulo e, também, a Igreja Evangélica Central. Como estamos fazendo desde o ano passado, estamos congregando na igreja do bairro São Paulo e servindo as outras igrejas sempre que solicitado. No mês de novembro, vou começar a desenvolver um trabalho com os adolescentes. Estou muito feliz de voltar a mexer com algo que fiz por vários anos no Brasil. No mês de novembro, de 18 a 20, também vamos realizar o 2º Congresso de Mulheres e Meninas da Guiné-Bissau (foto). E vamos receber a visita das pastoras Renata Cabral e Derlani Fife e do pastor Robert Fife. O tema será identidade feminina e foi baseado no livro da Renata: Você não cabe na forma. Estou muito animada para esse tempo. Ore conosco para que seja um tempo bom para as mulheres e para as igrejas de Guiné-Bissau. O pastor Roberto terá um tempo com os homens, enquanto participaremos do Congresso.

 

 

3 Anos no Campo Missionário
No dia 17 de setembro, celebrei três ano no Campo Missionário e escrevi um texto:
E, às vezes, parece que foi ontem que entrei nessa aventura de viver em terras distantes para levar a notícia mais importante de todas. E parece que faz uma vida, que eu vivo essa vida de viver para Ele e para servir. 36 meses, 1096 dias, 26.304 horas… tanta vida, tanta experiência…tanto aprendizado. Veja as 10 coisas que aprendi nesse período:
1. Ensinar crianças continua sendo um grande desafio. Mas, quando você se dispõe Deus te capacita. Ensinar adultos também pode ser incrível é recompensador. O que vale é tocar a vida de pessoas e se deixar ser tocada por elas.
2. A vida é uma eterna saudade. Você não pertence mais a um só lugar. A saudade dói, mas passa.
3. A vida sempre nos dará a oportunidade de sermos melhores. De editarmos nossos erros. E tudo se faz novo. A Ana de hoje certamente não saberia quanto iria crescer.
4. Existe felicidade na simplicidade. Você não precisa comprar tudo. Que viver sem luxos é possível. Que mesmo sem muito, você tem tanto. E mais importante de tudo, que você não precisa de coisas. Você precisa de Deus e das pessoas.
5. Você é uma carta lida por todos. O importante sempre será aquilo que você carrega. A sua vida fala mais que suas palavras. O seu exemplo arrasta, contagia.
6. Deus deseja seu coração. Ele quer ser amado e adorado por você! Vale mais a sua vida no secreto, do que as suas performances públicas.
7. Seja generoso e sirva ao seu próximo. Você pode mudar a vida de pessoas. Seja como Jesus! Se preocupe com pessoas, alimente-as espiritual e fisicamente.
8. A oração tem poder! Ela é o elo entre o impossível e o possível.
9. A vida vai te surpreender. Seus planos vão ser frustrados. Mas, não tenha medo, ouse experimentar!
10. Faça planos! E depois refaça! A vida é surpreendente! Tudo é válido, tudo é um aprendizado. Viva! Aproveite a caminhada, valorize o momento!
E por último:
Se dedique! Faça com excelência. Entregue o seu melhor. Viva por uma causa e esteja disposto a morrer por ela. Viva para fazer o nome de Jesus amado e adorado. Viva para anunciar a boa notícia que muda a vida de verdade e traz a esperança da eternidade.
Ps: Obrigada, Jesus, por esses desafiadores e incríveis 1.096 dias. Por nunca me deixar. Por receber meus sorrisos e por recolher as minhas lágrimas. Era essa vida que eu nasci para viver. Que venham mais anos para te conhecer e te fazer conhecido.

Meu mês em fotos…

Motivos de Gratidão:
*Pelo início do ano letivo 2022-2023;
*Pelas Igrejas de Cristo em Guiné-Bissau e pelo trabalho que tem sido feito;
*Pelas oportunidades que Deus tem me dado na área da educação;
*Pelos três anos no Campo Missionário;
*Pela construção do 2º pavilhão e da cozinha na Escola Cristã Betel.
Motivos de Oração:
*Pela saúde física e emocional;
*Pelo trabalho que estamos desenvolvendo tanto na igreja quanto na escola;
*Pelo 2º Congresso de Mulheres e Meninas das Igrejas de Cristo na Guiné-Bissau;
*Pelo trabalho com os adolescentes da Igreja de Cristo São Paulo
*Pelo domínio da língua crioula. Que eu não sinta vergonha de me comunicar.
*Para que a igreja continue avançando e gerando frutos. Que Deus fortaleça nossos líderes e membros.

 

Com carinho, Ana Paula Dourado Valença
Contribuições: Banco do Brasil – Ag: 1230-0 / Conta: 107036-3 / Pix: 00385830114 (CPF)
Contato: anapauladourado.valenca@gmail.com

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.