INICIAL > Projeto África Oeste > Projeto Guiné Bissau (África Oeste) – Outubro 2023 (3)

Projeto Guiné Bissau (África Oeste) – Outubro 2023 (3)

Bissau, 02 de novembro de 2023

“Jesus ruspundi i fala elis: “N na konta bos bardadi kuma, i ka ten ningin ku disa si kasa, o ermons
macu o femia, o mame o pape, o fijus, o bulañas, pabia di mi ku di Bon Noba, ku ka na risibi sen
bias mas ciu ne tempu li, ku kasas, ermons, macu ku femia, mames, ku fijus, ku bulañas, tambi ku
pirsigison; na tempu ku na bin i na risibi vida ku ka ta kaba” (Markus 10.29-30)

“Jesus respondeu: – Em verdade lhes digo que não há ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe,
pai, filhos ou campos por minha causa e por causa do evangelho, que não receba, já no presente, cem vezes
mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, receberá a vida
eterna” (Marcos 10.29-30)

Relatório em Áudio

 

Olá, amigos e parceiros de ministério. Mais um mês se findou e trago notícias do que Deus fez aqui em Guiné-Bissau. Celebre comigo as conquistas e me ajude nos desafios para que o nome do Senhor seja engrandecido sempre. Muito obrigada pela parceira até aqui. Só posso fazer meu trabalho, pois sei que vocês estão aí do outro lado segurando a corda.

Lar, doce lar

As palavras de Jesus, neste texto acima de Marcos, ganham vida quando escolhemos viver em missão. Deixamos muitas coisas, mas recebemos muitas também. Uma das coisas é poder pertencer a outros lugares. Já se passou mais de um mês da minha volta e as coisas já estão no seu devido lugar. Guiné-Bissau é a minha casa, então retomar é como entrar nos eixos novamente. Creio que esse
sentimento já faz parte de uma nova fase do ministério: a adaptação. Muito grata a Deus por a cada dia pertencer mais a essa nação, que escolhi amar e por encontrar aqui casa, irmãos, família.

Igrejas

Neste mês de outubro, tive a oportunidade de ministrar a palavra em duas igrejas. Primeiro, de 6 a 8, na Igreja de Cristo em São Paulo. Participei, como preletora, da 3ª Conferência de Adolescentes com o tema: “Adolescentes Cristãos ouvindo o chamado do Senhor”. Com base na história de Samuel, durante os três dias, falei sobre a importância de reconhecer a voz de Deus, de obedecer a voz de Deus e de cumprir o chamado de Deus. Foi muito bom estar com eles, já que estamos trabalhando juntos desde janeiro. No final do congresso, recebi uma homenagem com um “panu di pinti” (foto), um pano feito no tear, que tem um valor cultural grande. Ele é entregue como forma de honra. Mesmo estando aqui há quase quatro anos, foi a primeira vez que recebi. Eu fiquei muito emocionada. Deus ministrou ao meu coração que Ele vê o que estou fazendo e que vale a pena se dedicar. Obrigada aos adolescentes pelo carinho e seguimos juntos para conhecer mais a Deus e fazê-lo conhecido aqui em Guiné-Bissau.

No dia 15, ministrei na Igreja de Cristo de Plack 2 sobre o fim dos tempos. Fiz uma reflexão sobre os últimos acontecimentos, sobre os sinais da vinda de Cristo e como devemos estar sempre preparados. Muito feliz pelos convites, pois eu gosto muito de pregar. No dia 20, tivemos reunião com as mulheres sobre o 3º Congresso de Mulheres e Meninas das Igrejas de Cristo na Guiné-Bissau, que vai acontecer de 17 a 19 de novembro, na Igreja de Cristo em Ntus. Este ano, a liderança nacional está a frente. Estamos na expectativa do que Deus irá fazer. O tema será: “A mulher que teme ao Senhor, essa será honrada”. Ore pelo congresso e por todas as mulheres e meninas que estarão lá.

Educação

Na Escola Cristã Betel, seguimos para a metade do primeiro trimestre. Nesse ano, com as minhas três turmas (sétimo, oitavo e nono ano), tenho 69 alunos. Estamos cada dia mais alinhados e progredindo no aprendizado da língua e no conhecimento do reino de Deus. No dia 31, nos 506 anos da Reforma Protestante, falei sobre o legado de Lutero e dos reformadores e incentivei as crianças a se deixarem ser usadas por Deus para reformar esta nação. Ore por eles e para que eles, guiados por Deus, tragam mudança para suas vidas e para Guiné-Bissau. Na Escola Superior de Comunicação e Jornalismo, iniciamos no dia 9 mais um semestre. Além dos alunos do segundo ano, tenho novos alunos (foto). É muito bom conhecer novas pessoas e poder ensiná-las. Ao todo tenho quase 40 alunos, com sete aulas semanais. Gasta tempo, mas é um grande oportunidade de testemunhar Jesus, conhecer mais do povo e servi-los. Tem sido uma grata experiência. Já no Projeto Educação para a Vida, projeto que serve as escolas cristãs no país, iniciamos um novo ano letivo. Durante nove meses, estou responsável por uma turma de módulo 1. Vou acompanhar duas capacitadoras nacionais, além de ajudar os alunos.

Motivos de Gratidão:
*Pela saúde e cuidado do Senhor com as nossas vidas;
*Pela retomada do trabalho;
*Pelos projetos na área de educação e pelas portas abertas;
*Pelas oportunidades de ministrar a Palavra de Deus.

Motivos de Oração:
*Por todos os meus alunos, que eles rompam no aprendizado do Português e no conhecimento de Jesus;
*Pela saúde física e emocional;
*Pelo trabalho que estamos desenvolvendo tanto na igreja quanto na escola;
*Pelo domínio da língua crioula.
*Para que a igreja continue avançando e gerando frutos. Que Deus fortaleça nossos líderes e membros;
*Pelo 3º Congresso de Mulheres e Meninas nos dias 17 a 19 de novembro.

Com carinho,
Ana Paula Dourado Valença
Contribuições:
Banco do Brasil
Ag: 1230-0 / Conta: 107036-3
Pix: 00385830114 (CPF)
Me acompanhe nas redes sociais:
Instragram – @anapdourado

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.